Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011



Duas notícias que envergonham o evangelho e denigrem a honra (que já anda na lona) da centenária vovó Assembléia de Deus. Leia com atençao, em especial a segunda notícia, que é aquela que conta com detalhes como um grupo de oito homens armados invadiram uma igreja evangélica no Vale do Paraíba - SP, em busca de poder eclesiástico.


Notícia no Jornal Bom Dia Rio Preto:

Templo é Dinheiro? Fiéis em pé de guerra

‘Guerra’ na Assembleia de Deus de São José envolve denúncias de corrupção, agressões, polícia e Justiça / Por Ana Lúcia Ferreira, Sao José - SP

Uma igreja em pé de ‘guerra’. Na tarde de ontem, pela segunda vez em três dias, fiéis da igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos se negaram a cumprir uma ordem judicial que determina que a presidência da igreja matriz da denominação seja transferida para uma junta de pastores, representados por Antônio Luis Celani, o antigo pastor .

A história, que envolve a troca de acusações e agressões entre os grupos rivais, teve início há cerca de um ano, quando o pastor Celani deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu o também pastor Samuel Câmara, de Belém (PA). Mas a insatisfação com a nova administração do templo levou uma parcela dos fiéis a procurar ajuda judicial.

Direta ou indiretamente, essa disputa afeta a atuação das 182 igrejas mantidas pela denominação em São José (subordinadas à matriz), que juntas possuem patrimônio avaliado em R$ 30 milhões (apenas contando imóveis). São 10 mil fiéis.

Justiça

Em outubro, o grupo descontente com a presidência atual acionou a Justiça, que no último dia 17 concedeu liminar determinando o afastamento da atual diretoria. No entanto, ela se nega a deixar a igreja.

No início da tarde de ontem, um grupo de fiéis cercou o pátio da matriz com automóveis. Um oficial de justiça esteve no local, mas, novamente os fiéis, que já ocupavam o prédio, se negaram a sair do templo. Alegando não serem representantes da igreja, disseram não poder assinar a ordem da Justiça.

Cerco

A Polícia Militar foi chamada, mas não entrou na igreja, porque foi surpreendida com o número de pessoas no local. Os fiéis que ocupavam a igreja comemoraram a saída das autoridades com uma oração do lado de fora da igreja.

No domingo, fiéis favoráveis ao retorno de Celani tentaram entrar no templo. Houve confronto com o grupo rival. O tumulto somente foi contido com ajuda da Polícia.



Notícia no Jornal O VALE:

Assembléia de Deus invadida em São José

Ação aconteceu enquanto fiéis estavam em culto e teria sido liderada pelo antigo pastor, que tenta reassumir controle da igreja


A Igreja Assembleia de Deus, na rua Conselheiro Rodrigues Alves, no centro de São José dos Campos, foi invadida às 14h deste sábado por um grupo de oito pessoas armadas, que causaram bastante tumulto em frente ao templo.

Eles quebraram a porta da entrada (de vidro) e teriam agredido os fiéis que se opuseram à invasão. Quatro pessoas sofreram lesões leves e registraram boletim de ocorrência.

“Eu estava conversando com os irmãos quando os elementos armados entraram gritando: ‘Perdeu, perdeu! Vocês vão ter que sair da igreja’” - revelou o advogado Renato Alves de Souza, 42 anos.

O grupo liderado pelo antigo pastor, Antônio Sellare, estaria reivindicando o poder da igreja, ao qual teria renunciado em 2009, segundo o advogado Georges Salim Assad Júnior.

Assad representa o atual pastor da igreja, Samuel Câmara, que mora em Belém do Pará e vem a São José para presidir cultos semanais.

“Ele [o pastor Antônio Sellare] quer voltar para a igreja, apoiado por apenas 11 pastores, sendo que a igreja tem 500. Amanhã [hoje] faremos uma nova assembleia para que os fieis estabeleçam uma diretoria provisória, conforme manda o estatuto da igreja”, disse.

Outro lado

O pastor Sellare preside uma junta de pastores que julgou supostas irregularidades que teriam sido cometidas durante a gestão de Câmara, que deveria estar afastado da igreja.

De acordo com Sellare, o atual pastor está sendo processado por lavagem de dinheiro. “O estatuto da igreja diz que se o pastor estiver envolvido em operações que venham denegrir a instituição deve ser tirada uma junta de pastores e evangelistas do ministério para que os atos sejam julgados”, explicou.

Ainda segundo o pastor, “a justiça autorizou a junta a tomar posse, ainda que seja necessário o arrombamento”.

Ele admitiu ter contratado escolta armada para fazer a sua proteção porque ele estaria sendo ameaçado de morte por fiéis favoráveis à Câmara.
Sellare não admitiu as agressões. “Quando eu cheguei a porta já estava aberta”, disse.

Mais

Na semana passada os fiéis se recusaram a cumprir a determinação da justiça e um novo tumulto foi armado.

A questão envolve troca de acusações mútuas entre os dois grupos rivais. Segundo o pastor Raimundo Coelho Amaral, 42 anos, Sellare teria deixado um rombo de R$ 3 milhões nos cofres da igreja.

“Agora que o pastor Câmara pagou essa dívida eles querem retomar a igreja”, disse.
O advogado Georges Assad Júnior disse que a junta formada por Sellare não encontra respaldo no estatuto.

“É um artifício para ele voltar ao poder. A convocação dos membros não foi idônea porque não houve assembleia. Queremos que os fieis definam a nova junta, e é isso que vai acontecer amanhã”.


***
Comentário de Leonardo Gonçalves:

Há algum tempo postei uma alegoria que falava da venda de uma fazenda de porteira fechada. A analogia era uma exortação à certos pastores que tratam a igreja do Deus vivo como se fosse uma mercadoria qualquer, que não valorizam suas ovelhas, contabilizando-as como gado leiteiro e, em alguns casos, de corte (estes geralmente são os obreiros "rebeldes" que não aceitam essas falcatruas, são enviados para a "degola"). Obviamente, me inspirei em um caso em particular, mas o fato aludido não foi algo isolado: Isso é algo que acontece com frequencia no Brasil.

Passado algum tempo, após confirmar certos rumores, voltei ao tema, sempre com a intenção de fazer refletir naquilo que alguns homens "de Deus" andam fazendo à luz do dia, diante de Deus e aos olhos da imprensa secular. Sorte da Assembléia de Deus que a grande mídia apenas está interessada em noticiar escândalos envolvendo a Igreja Universal, do bispo Macedo. (seu concorrente). Fossem eles investigar os anais da centenária vovó, poderia ser o fim da instituição, ou pelo menos representaria uma grande quebra no poder institucional. Por que razão? Simples: Os crentes da Assembléia de Deus ainda alimentam a ilusao de que a vovó é uma idosa pura, imaculada, quase virgem. Não sabem eles que a velhinha já foi usada e abusada por muitos malandros descarados... Há exceçoes, e devem ser lembradas: há pentecostais sérios e igrejas locais honradas dentro da AD. Porém, as exceçoes apenas confirmam a regra.

Alguns perguntam se as historietas que escrevi possuem alguma relação com o caso da igreja AD invadida em São José dos Campos. Minha resposta é: Sim e não. Sim, porque as semelhanças são muitas, as quais não deixam discernir claramente entre a ficção e a realidade, e propositalmente confundem. E não, porque o que tem acontecido em São José dos Campos está para além do que a minha imaginação permitiu-se conceber. O quadro da igreja (que "coincidentemente" fica no Vale do Paraíba) é tão horrendo que falta-me inspiração para criar histórias cômicas e fazer tiradas sarcasticas, caricaturizando o drama vivido pelos membros da igreja.

Em minha trajetória de membro de uma igreja pentecostal, e hoje pastor ordenado dentro desta denominação, andei entre alguns pequenos coronéis do evangelho e ouvi contar "causos" de muitos outros, os peixes "grandes". Tais relatos eram tristes crônicas que mais feriam do que edificavam minha vida. Aprendi também alguns ditados pouco comuns, com aplicação clara no âmbito da "liderança eclesiástica". Um deles diz que "em briga de elefante, sofrem as formigas", as quais são pisadas pela furia insana dos endiabrados animais, cheios de ódio e dispostos a matar-se. E é obvio que, em uma briga ridícula e esdrúxula como essa em São José - SP, quem sofre são as ovelhas, as quais são pisadas e empurradas pela matilha cruel, sobre a qual já foi pronunciada de antemão a sentença de condenação.

Aguardo o desenrolar dos fatos, e daqui pra frente, sem histórias alegoricas. Ao menos por enquanto...

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



***
Fonte: Púlpito Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.