Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comunhão com Deus



Ex. 33.1-3 e 33.12-17.


     "Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: À tua semente a darei. E enviarei um Anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus), a uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto {és} povo obstinado, para que te não consuma eu no caminho."
     "E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por {teu} nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e atenta que esta nação {é} o teu povo. Disse, pois: Irá a minha presença {contigo} para te fazer descansar.Então, disse-lhe: Se a tua presença não for {conosco,} não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? {Acaso,} não {é} por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que {há} sobre a face da terra?
Então, disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome.
Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória."
Introdução
          Estamos vivendo dias em que precisamos saber muito bem o que queremos pra nossas vidas, no texto que lemos encontramos Deus fazendo uma proposta aparentemente irrecusável: “meu anjo irá com vocês” disse Deus, mas Moisés responde: olha Deus obrigado, mas não quero. Se fosse em algumas lugares por aí, teria um monte de gente topando a parada mas Moisés não, ele não quer nada menos do que Deus, “se o Senhor não for conosco não nos faça sair daqui”. Mas pense comigo, com o anjo seria tudo mais fácil, mais rápido, a vitória estava prometida, todas as bênçãos garantidas. Moisés é categórico: sua presença é melhor.
         O relacionamento entre Deus e Moisés é interessante, ao que tudo indica Moisés sempre quis conhecer Deus, e, aos 40 anos achava que já sabia tudo sobre o plano do Senhor pra sua vida, e vocês conhecem a história ele matou um egípcio e teve de fugir do Egito. 40 anos depois o Senhor aparece enfim pra Moisés, e quando Moisés pergunta quem o Senhor é? A resposta foi: Eu sou quem Sou. Pare um momento, Moisés esperou 80 anos por esse momento, você imaginaria que Deus daria várias definições de quem ele era, mas ao invés disso Deus diz que Ele é quem Ele é. Profundo isso né? Pra Moisés também não foi. Só que a cada sinal, a cada milagre realizado, mais Moisés se aproximava de Deus. E logo o próprio Deus dizia que Moisés o conhecia face a face. Interessante isso não? Uma coisa é eu falar que sou amigo de Deus, outra coisa é Deus falar que é meu amigo.
         Mas veja, andar com o Senhor não é fácil, isso resultou em 40 anos no deserto, várias revoltas ocorreram nesse tempo, muita gente morreu, o próprio Moisés acabou pecando e não pôde entrar em Canaã, mas mesmo assim era melhor a presença de Deus. A presença de Deus vale mais, é mais valiosa, devemos preferi-la a todo o resto. Jesus diz que ele é o tesouro escondido em um terreno onde um homem vende tudo o que tem para comprar este terreno por causa do tesouro que há nele (Mateus 13.44). Quero me apropriar de um trecho de um Sermão de John Piper que diz:
         
“A natureza afetiva do cristianismo, não se trata meramente de uma decisão de crer num fato. Trata-se do coração valorizando a Cristo e sua Glória mais do que o sexo, dinheiro, lazer, futebol, fama, poder. Temos que tornar isto uma questão, domingo após domingo. Para que tenhamos medo de não termos a presença de Deus. Em 2ª Cor. 13.5 Paulo nos aconselha examinai-vos a vos mesmos se realmente estais na Fé. Pois bem vamos testar se estamos na fé, você ama mais os estudos do que a Jesus? Ama mais os esportes do que Jesus? Tarde da noite, completamente sozinho em frente da TV ou internet pronto pra clicar o mouse o que seu coração diz sobre Cristo acima da pornografia?
          Precisamos pensar nisso, porque muita gente que cresceu na Igreja tem uma Fé de Tradição, algo mental. Mas não amam a presença de Deus, não a estimam mais do que as coisas terrenas. Deveríamos amar a Justificação, amar a Redenção, amar a propiciação, amar a libertação, amar poder entrar no céu. Mas isso é só um meio de atingirmos um fim. Ou seja você e eu amamos a presença de Deus? Você o conhece? Muitas pessoas estão em grave perigo porque não O tem como algo de supremo valor.
           Interessante isso não é? Desafiador? Muitas pessoas aceitam a Jesus como perdoador de Pecados, porque odeiam estar cheias de culpa, não porque o Amam. Outros recebem como aquele que o resgata do inferno, porque ninguém quer ir para o inferno; o recebem como curandeiro porque amam estar livre de doenças; o recebem como protetor, porque amam estar seguros; o recebem como o senhor da prosperidade; porque amam o dinheiro. Mas não o recebem como o bem mais valioso....”
Irmão não dê um só passo sem a presença de Deus. Ela vale mais. Ela vale muito, muito mais.

Desenvolvimento
• Como buscar a presença de Deus?
             Veja o que Moisés fazia constantemente. E antes de ter esse encontro com Deus não foi diferente. Ele armou uma tenda fora do arraial, ele se separou dos outros, ele foi mais longe do que os outros. Embora todos estivessem comovidos só Moisés se separou, e clamou. Ouse ir mais longe do que os outros, ande a outra milha, deixe a capa, se separe desse mundo, está na hora de irmos mais longe em nossa busca, abandonar o mundo e suas paixões e dar um passo a mais em direção à Deus. Não será fácil o mundo odeia quem o deixa, as pessoas não vão te entender e elas não gostam daquilo que elas não entendem, provavelmente eles vão te difamar, falar mal de você. Mas veja com essa escolha de Moisés ele pode chegar ao ponto que eu quero chegar também, Deus dá testemunho dele, você é meu amigo já chegou mais longe do que qualquer outro, Moisés então fala, quero mais “deixa eu ver sua face”. As pessoas vão te odiar mais a Glória de Deus vai impregnar em você. Desafie o Mundo saia dele, vá um pouco mais adiante com Deus. Deixe o Pecado e a carnalidade se aproxime de Deus.
          Eu sou Arminiano, mas sou arminiano verdadeiro, sigo o ensino do Jocob Arminio, mas os irmãos calvinistas não fiquem tristes porque a diferença entre nós é muito pequena, Charles Wesley, irmão de Jonh Wesley, disse (e eu concordo com ele) que a diferença entre nós é menor que um fio de cabelo, bem pequena não é? Mas me apropriando de um ensino de Calvino, quero dizer uma coisa pra vocês eu acredito na soberania de Deus, assim sendo eu creio que nada de bom pode sair de nós se não partir de Deus primeiramente, se não for da vontade Dele. Nós nunca iríamos querer a presença de Deus se ele não colocasse isso em nossos corações. E é por isso que estamos aqui, Deus está dizendo a você eu quero me revelar a você como nunca fiz antes, te trouxe aqui pra te dizer isso. Se afaste do mundo com as minhas forças, porque eu quero que você vá mais longe do que nenhum outro.
          Você quer isso? Quer mesmo? Mais do que a vida?
           Então vamos lá, responda pra você mesmo: Quanto tempo você gasta em oração? Você medita na Bíblia de Dia e de Noite?
          Suas atitudes mostram o quanto você quer alguma coisa, se não ora, se não lê a Bíblia está querendo pouco. Fique a sós com Deus, ele quer se revelar a você.

• Por que fazer algo tão radical?
           Se as pessoas vão me odiar e eu terei de deixar de fazer tantas coisas que gosto de fazer, por que ir tão longe? Por que tomar uma atitude tão radical?
          Holmer Elford conta que no funeral do Rei Luís XIV da França, a grande catedral estava tomada de pessoas lamentando e prestando um tributo final aquele que eles consideravam um grande rei. O salão estava escuro com exceção de uma vela que iluminava o caixão onde jazia o monarca. Na hora oportuna, Massilion, o pregador da corte, ficou de pé para fazer o seu pronunciamento. Assim que se levantou foi até a vela e assoprou a única luz que havia sido colocada para simbolizar grandeza do rei. E então no meio daquela escuridão disse: Somente Deus é grande!
          Isaías (no texto que vocês escolheram para o tema) Capítulo 40 nos dá uma idéia do porque precisarmos dele. Você precisa da presença dele porque foi ele quem colocou os fundamentos da terra e se assenta sobre a sua largura. Olhe pro alto diz Isaías no verso 26, veja a glória dele, ele conhece cada estrela pelo seu nome por causa da sua grandeza. Quem é semelhante a Ele em poder e a quem podemos compará-lo?
          Stálin, o ditador soviético dizia que se Deus existisse ele faria guerra contra Ele e o mataria. Nietszche (leia-se Nitche) chegou a decretar a morte de Deus, tantos outros odiaram o Senhor, mas quem é igual a ele? Todos estes morreram, mas o Senhor vive para sempre.
          A história nos conta que Voltaire um filósofo francês, um dia disse que escreveria um livro que venderia mais do que a Bíblia, o fato é que ele afirmava que seu livro faria as pessoas esquecerem realmente a Bíblia pra sempre, então ele comprou um enorme galpão, comprou várias prensas para imprimir seu livro, mas antes de terminar esse livro morreu. Então a Sociedade Bíblica britânica comprou o galpão de Voltaire e naquelas prensas, que seriam usadas para imprimir aquele livro, passaram a ser usadas para imprimir a Palavra de Deus. Existe alguém maior do que esse Deus?
          Ele não precisa de nós pra nada, ele é dono de tudo, “não preciso de holocaustos, são meus todos os animais da terra”. Apesar disso, apesar de você não ter nada que ele precise, ele quer se revelar à você.
          Você deve tomar essa atitude, pois você não pode continuar a vida sem Ele. Deus diz que somos nada, como a erva logo se esvai, mas ele quer ser o seu guia, seu pastor. Nós jovens pensamos que somos fortes, achamos que sabemos de tudo. Eu sei ainda penso que sei... mas nossas forças, nossa juventude, nosso vigor um dia irá embora, um dia nos faltará a força. Mas Deus não se cansa, ele revigora as forças, aqueles que vivem na sua força, renovarão suas energias como águia, correrão e... não se cansarão. Se tentar viver só com suas forças não irá longe, mas se formos com a presença de Deus caminharemos os quarenta anos no deserto e quando parecer que é o fim aí será o começo.

Conclusão
• O que vai acontecer?
           No século XVIII (entenda século 18 vai de 1701 até 1800), a Inglaterra foi sacudida por um grande avivamento. Mas até 1750 a Inglaterra estava numa situação muito parecida com a de nosso país. A imoralidade e perversidade eram tidas como normais. Os sermões eram meros tratados sobre moralidade, a sociedade jazia numa situação deplorável, e, ressalto mais uma vez igual a que vivemos hoje. Os bispos e arcebispos, estou falando da igreja Anglicana tá, crente também, eram homens mundanos, tão mundanos que houve caso do rei ter que intervir para restringir suas impiedades. A coisa era tão feia, que quando Whitefield começou a incomodar com suas pregações, foi sugerido pelos líderes espirituais da época que o tornassem um bispo assim ela pararia de incomodar. Mas a partir da segunda metade do século algo mudou não só na igreja como em toda sociedade. Um historiador da época nos conta que houve uma verdadeira revolução tanto moral como espiritual na Inglaterra naqueles dias, as pessoas não mais falavam, agiam ou pensavam como faziam até 1750, algo que segundo ele os filhos do mundo não podiam negar, por mais que tentassem explicá-lo.
          Foi nessa época que surgiram as obras sociais de caráter cristão, como a escola dominical, a abolição do comércio escravo. Os pregadores começaram a pregar Fé com Fé. E a história da Vida com Vida. Desse movimento surgiu o avanço missionário para África, América e Ásia.
          Mas o que causou essa transformação? Deus causou, Ele foi a fonte; e uma dúzia de homens simples, a maioria ministros da Igreja da Inglaterra, foram os instrumentos, homens como George Whitefield, John Wesley e John Fletcher dentre outros, homens sobrenaturalmente escolhidos, habilitados, ungidos e revestidos de especial graça, sacudiram a Inglaterra de um extremo ao outro com a arma da pregação. A mesma arma que o apostolo Paulo usou quando destruiu as fortalezas do paganismo 20 séculos atrás, foi a mesma espada que lhes deu vitória nesses dias. Mas o que tinha de diferente no que eles pregavam? Nada o evangelho é muito simples somos nós que inventamos coisas para complicá-lo. Eles pregaram o evangelho de maneira simples mais ousada, de forma direta e cheios de Deus. Eles falavam com ardente zelo, certos de que estavam com a verdade: sabe o que pregavam?
         Todo o conselho de Deus, doutrinas centrais do cristianismo, sobre a Graça, sobre a suficiência e supremacia das escrituras, sobre a total corrupção da natureza humana, sobre a morte e ressurreição de Cristo, sobre o arrebatamento da Igreja, salvação e total incapacidade humana, eles nunca deixaram de falar do juízo de Deus contra os filhos da desobediência, nunca deixaram de falar da magnífica bondade de Deus e conclamar os pecadores ao arrependimento.
          Foram estes homens que ousaram ir mais longe, que tiveram coragem de romper com o padrão estabelecido e essas mensagens que Deus usou. Estes conhecendo Deus e cheios da sua glória tomaram de assalto as fortalezas de satanás, tiraram milhares como tições do fogo, e mudaram o caráter de sua época, esse avivamento durou cem anos e foi fator predominante para impedir que a Inglaterra entrasse numa revolução ateísta como a da França em 1789.
          Moody, grande pregador do século XIX (19) e fruto desse despertar, dizia constantemente que: “o mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com um homem totalmente entregue em suas mãos”, isso já faz algum tempo, e com certeza o mundo já viu o Deus pode fazer com um homem assim. Imagine agora o que Deus pode fazer com uma igreja inteira totalmente entregue em suas mãos. Nenhum destes homens que mencionei quis ser famoso, nenhum deles tinha a pretensão de mudar o mundo mais deixaram a Glória de Deus invadir-lhes a alma e o resultado disso mudou o seu mundo.
          Lembre-se a presença de Deus é sempre melhor, tenha-o em mais alta estima. Entregue-se a Ele, se separe saia do arraial, ouse ir além.

A Jesus seja a Glória para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.