Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CARTA ÀS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

DIOGO HENRIQUE DE SÁ

Ao lerem este artigo não quero que saiam da denominação porque o problema não está somente nela, não, o problema é generalizado. Mas te peço ajudemos a mudar está história. Aguardo contato.


Apocalipse capítulos 3 e 4
“... Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”


    Ao ler os capítulos 3 e 4 de Apocalipse vejo o que Cristo tem a dizer às igrejas, ou a Igreja. Ao ver Jesus, repetidas vezes (sete para ser mais exato), lembrando a Igreja de que: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz” a ela, eu entendo que, apesar de cada uma daquelas mensagens terem um endereço certo, os cristãos de todas as épocas deveriam estar com os dois olhos e ouvidos bem atentos ao que o Espírito Santo disse aquelas Igrejas. Quero então analisar algumas falhas no caráter das denominações chamadas: As Assembléias de Deus. Reconheço que, devido à multifuncionalidade e facetas desta instituição, é difícil contemplar – em uma só analise – todas as denominações que se utilizam deste nome, porém posso apontar algumas marcas registradas desta Instituição.


    Quero fazer esta análise em forma de uma carta. Como não posso ser pretensioso ao ponto de usar o bom nome de Jesus Cristo em vão, vou escrever uma carta de minha autoria apenas, mas usando como parâmetro a Santa Palavra de Deus. Como eu sei que à medida que eu usar para julgar será utilizada para me julgar, uso a Palavra de Deus, pois sempre sou por ela julgado.

    Aos Anjos da Igreja que se reúne na Assembléia de Deus escrevo: Isto diz o que é falho, o que é carente da misericórdia, o que é limitado e, portanto, não pode caminhar entre os castiçais, no entanto tenho observado muitas atitudes erradas em ti, e diante da ordem de Cristo a todos os crentes de pregarem o verdadeiro evangelho e também devido à exortação de Judas 1.3 de batalhar pela Fé, não me atrevo a ficar calado, sendo assim venho até ti e contra ti com duras novas:

    Eu conheço tuas obras; que tens nome de que vives, e estás morto. Tenho contra ti que toleras o surgimento de falsos mestres em seu seio, Tu toleras Silas Malafaia, que prega um evangelho fajuto e tosco, que tem a petulância de se auto-proclamar “voz profética de Deus”, que se alia a outros falsos Profetas tal qual Morris Cerullo, Matt Murdock e outros, e que Tem a coragem de vender a Palavra de Deus por 900 reais e que, em uma atitude de grande amor ao próximo, adquiriu um jatinho por 12 milhões de dólares, toleras também o Jabes de Alencar (que fica dançando que nem uma gazela junto com Renê Terra Nova no salão da Igreja), toleras Marco Feliciano, que mesmo não estando mais nas Assembléias de Deus e não conseguindo entrar na CGADB continua pregando nos eventos desta Instituição inclusive na “Meca Pentecostal” em Camburiú, toleras Marcos Pereira da Silva, toleras Samuel Câmara, Toleras José Wellington Bezerra da Costa e todo os tipo de pregadores bizarros e mentirosos em seu púlpito, que dizem que viram algo da parte de Deus, quando não viram nada, que dizem: “Deus me disse”, quando Senhor está em silencio.

    Tenho ainda contra ti que não estimulas aos seus membros que conheçam a Bíblia, assim sendo, engrossam suas fileiras de crentes mal nutridos que não conseguem distinguir a mão direita da Esquerda. O que fazes, e muito bem, é consagrar obreiros que nunca leram ou lerão a Bíblia toda sequer uma vez na vida. Assim sendo os membros de sua instituição comem todo e qualquer capim que lhes dão. Tenho ainda contra ti que, não atinando para os conselhos bíblicos em Atos 17.11, não estimulas o senso crítico de suas ovelhas, isso em grande parte pela inadequação da maioria de seus “obreiros”, que não conhecem suficientemente bem as Escrituras. Então todo o senso crítico, quando surge, tu logo reprimes com acusações de rebeldia e com a “liberação” de grandes maldições sobre a vida do crítico. Quando há algum estudo Bíblico entre vós é somente para divagar entre algumas bobagens tais como: “Batalhas Espirituais” e “Dízimo” quando muito, e raras vezes sobram, para os jovens, um estudo superficial sobre a sexualidade, dizendo que é pecado e pronto.

    Tenho contra ti que não amas a Jesus, isso porque o amor vem com o conhecimento, e sem conhecimento não há amor. Como a maioria de seus Membros não sabem nada sobre Jesus, se bem que conhecem o nome dos atacantes de seu time favorito de futebol, e o nome do artista que faz a novela e até o nome dos filhos de sua cantora gospel favorita, mas não sabem nada sobre Jesus. E o que eu digo é verdade, e você sabe disso. Uma vez que se interessas tão pouco por Jesus, como pode dizer, em toda a força da afirmação, que realmente O ama. Pense se o amas verdadeiramente: Quanto tempo gastas de oração? E quanto tempo gastas com a leitura de Sua Palavra em casa quando ninguém além dele está olhando? Se não gastas tempo com ele, como ousas dizer que o ama? Tenho contra ti que não amas a Jesus nem a correção de sua Palavra e ainda estimulas suas ovelhas a não o amarem também. Pois não há nenhum incentivo sério para que isso ocorra dentro de seus limites. Seus seminários teológicos apresentam uma teologia liberal barata (um lixo para ser exato). Sua Escola Bíblia dominical é uma perda de Tempo (converse com os alunos e veja o que eles aprenderam em todos esses anos).

    Tenho contra ti ó Assembléias de Deus que permitem o surgimento de uma casta sacerdotal impura dentro do seu meio, que não demonstra nenhum amor pelo próximo antes o oprime ao seu bel prazer querendo se aproveitar das ovelhas lhes retirando a Lã, o couro, a Carne, o miúdos e ainda queimando os ossos, as unhas e o chifre para fazer farinha. Fazem isso através de subterfúgios chamados ofertas, sacrifícios financeiros, campanhas missionárias, campanhas para comprar terreno, campanhas para construir o templo, campanhas para comprar os microfones das suas sedes (e filiais) e campanhas e mais campanhas, pois a originalidade para extorquir é sem limite. Cabe uma pergunta aí: Os dízimos e ofertas já não são recolhidos para suprir as necessidades da Instituição? Então por que precisamos fazer cantina e bazar para comprar os utensílios da denominação? (Acho que é a moda do governo brasileiro que pegou, cobram de nós várias vezes o mesmo imposto). Esta Liderança Eclesiástica que surgiu no teu seio despreza ao nosso Senhor com atitudes, e ainda dizem: No que desprezamos ao Senhor? Eu respondo: Desprezaram ao Senhor ao confundir ascensão social com ter algum título Eclesiástico ou cargo de Liderança. Fazendo isso, esses líderes se acham no poder e no direito de requerer algum respeito a mais de seus membros e a se considerarem o supra-sumo vindo dos céus. Esta percepção distorcida tem levado as pessoas a passarem por cima de tudo e de todos, em uma disputa violenta (com precedentes somente no Catolicismo Romano), para se ter um cargozinho. Pois a intenção não é glorificar a Deus, mas sim usurpar para si a Honra e a Glória que a Ele é devida. Tenho contra ti que mantéis essa casta que trata seus conservos como se fossem pessoas inferiores, sobretudo porque se consideram superiores aos demais irmãos. Tenho contra essa liderança – que tu toleras – que ela se sente no direito de dizer que tipo de roupa o membro deve ou não deve usar (algo sem precedentes neo-testamentários), se o crente pode ou não pode namorar, se ele pode ou não pode ir ao shopping, se ele pode ou não pode comemorar o Natal (com relação ao Natal existe não pequena controvérsia, mas pra mim não existe nenhuma o dia do Solstício do Invictos Sol foi abandonado e em seu lugar Jesus assumiu a data e o coração das pessoas), vossa liderança oh Assembléia de Deus ultrapassou todos os limites permitidos por Jesus em sua palavra e hoje mais se assemelha com o Farisaísmo do que com o Cristianismo. Estes “sacerdotes” prometem o céu para quem se curva a eles, e o inferno para quem os desprezam numa atitude digna de um Papa.

    Tenho contra ti que permitiste que artistas surgissem em seu meio, criando um estrelismo generalizado onde os pregadores, desde a mais tenra idade, já pensam em serem famosos e no futuro quem sabe aparecer na televisão, da mesma forma os cantores querem a fama, o Sonho de consumo destes é gravar um “CD”, quando estes cantores e pregadores se levantam para cantar ou pregar já fazem o “politicamente correto” para que as pessoas vejam como seu timbre de voz é perfeito, como tem classe, como arrebata os corações dos irmãos. Creio pela palavra de Deus, que Jesus não suporta mais isso, é execrável a mim quanto mais a Ele que é o verdadeiro ofendido. Mas tu de bom grado toleras tudo isso, pois se beneficia disso, já que suas reuniões (ou cultos como vocês chamam), se tornaram mero entretenimento. Estes “artistas” que permeiam seus limites forjam falso fogo para poderem se manter, cantando e pregando verdadeiras heresias para agradar a turba ingênua. Heresias que colocam o irmão rival na platéia humilhado e você exaltado no palco (local de honra onde Cristo deveria estar), e ainda dizem que isso tem sabor de Mel. Pare não suporto mais isso.

    Tenho ainda contra ti que toleras o culto aos anjos mesmo que negue essa prática, ela é real dentro de seus templos, já que seus pastores e pregadores evocam, em seus “cultos”, legiões e mais legiões da hoste celestial e quando alguém confirma que viu ou sentiu algum anjo, vocês entram em êxtase. Ainda muitos de vocês exigem a presença do Arcanjo Miguel ao seu lado, desdenhando a pessoa bendita de Jesus e do Espírito Santo, já que dizer que Jesus está na reunião não causa tanto estardalhaço do que afirmar que tem um anjo ali. Tenho contra ti que não só permite esse procedimento, como seus pregadores o estimulam, Já que são eles os que, mais vêem e pedem o auxílio dos seres Angelicais.

    Tenho ainda contra ti que forjas fogo estranho em seus cultos, já que a Palavra não é o centro de suas pregações. Precisam desse fogo estranho porque seus pregadores não tem mensagem bíblica para oferecer uma vez que eles não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus. Tens, então, permitido todo o tipo de antropocentrismo, hedonismo e irracionalidades dentro de seus limites. Seu solo se tornou terreno fértil para todo o tipo de esquisitices, tal como intenso falso profetismo, intenso falso curandeirismo, intensa falsa visagem e intenso falso conversionismo. Pois seus profetizadores dizem que Deus falou, quando Deus nada disse; dizem que Jesus vai curar naquela noite, quando ninguém sai curado; dizem que viram algo da parte de Deus, quando Deus não lhes mostrou nada e tudo isso arranca gritos eufóricos da multidão, e pessoas vem para frente para se “converter”, mas a Palavra não foi pregada e então aquelas decisões duram pouco e não há conversão genuína, estes “convencidos” quando não saem da denominação continuam dentro dela, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade pois milagres não produzem Fé (vimos isso durante a travessia de Israel pelo deserto), mas a Palavra de Deus produz no homem o desejo de ouvi-la, e o ouvir a Palavra produz Fé. Vos falais tanto em avivamento mas não vemos frutos de avivamento em ti, o que há em vos é muito barulho, e barulho é barulho! Não é avivamento (um amigo me disse certa vez e com muita propriedade: “lata vazia faz mais barulho e facilmente é levada por qualquer vento”). Avivamento muda as estruturas da pessoa, o que vejo em ti, no entanto, é uma mensagem que mais tem contribuído para manter o velho homem (com suas mazelas) vivo dentro do crente. Suas mensagens prometem riquezas e vida fácil nesta terra algo que Cristo nunca prometeu, todos os apóstolos entraram na glória passando por muitas privações.

    Tenho contra ti que se corrompeste com a política e apóias candidatos corruptos para se beneficiar. Tenho contra ti que volta e meia, estas envolvida em escândalos de sonegação de impostos e todo o tipo de falta de ética. Tenho contra ti que burlas as leis construindo seus prédios em áreas proibidas, pois se acha acima da lei. E ainda defendem os que assim precedem.

    Tenho contra ti que mercantilizaste o Povo de Cristo, pois considera o povo como seu patrimônio pessoal. Vendendo por milhões os prédios, os bancos, a aparelhagem e os membros como se fossem seu. Como se fosse você que tivesse morrido por eles na Cruz. Perdeste o foco, e pensas somente em enriquecer usando o bom nome do Senhor.

    Tenho contra ti que mercantilizaste a Fé vendendo as bênçãos por dinheiro, algo muito parecido com a venda de indulgencias. Através de sua casa publicadora tu vendes todo o tipo de lixo para suas ovelhas, pensando somente no lucro (é o caso recente da Publicação da Bíblia de Estudo Dake, posso citar ainda a Teologia Sistemática de Charles Finey um pregador Pelagiano).

    Tenho contra ti que tratas levianamente como o pecado. O que é pecado voz dizeis que não é, e o que não é pecado, vós dizeis que é. Vós tratais de forma ríspida com os pecados de ordem sexual (e fazem bem assim) colocando em disciplina o transgressor, mas não tomam nenhuma atitude com aqueles que tem seus nomes sujos por comprarem e não pagarem. Nem por estarem envolvidos em fofoca, nem por difamarem seus irmãos e nem por usarem levianamente o Bom nome de Cristo.

    Tenho contra ti que dizes: estou abastado e de nada tenho falta, e não vês que és um pobre, sego e nu. Estas sego pelo poder que adquiriste. Tenho contra ti que fazes campanhas e mais campanhas para arrancar dinheiro dos incautos para atender a sua vaidade, mas não move uma pena para desembolsar ajuda aos necessitados. Vossos líderes constroem enormes catedrais com local para pouso de helicópteros, mas não tem o amor suficiente para ajudar o Haiti. Cadê o amor? Cadê o amor ao próximo? Seu deus é o ventre, você só olha para seu umbigo. Hipócritas malditos isso não passará despercebido pelo Senhor o lugar de vocês é lago de fogo onde há pranto e ranger de dentes.

    Suas convenções (estadual e geral) se tornaram um covil de vendilhões que se reúnem para tratar de assuntos triviais, e para se gabarem do tamanho do seu ministério, de quantos membros possuem, e quanto dinheiro arrecadam. Não fazem nada pelo Reino de Deus antes procuram mais e mais poder entre os homens, buscando edificar seus reinos particulares.

    Teria ainda muito mais acusações para fazer, mas quero te dizer, arrependa-te. Olha onde caíste retorna para Cristo. Volte às primeiras obras, compre de Jesus ouro refinado no fogo, para tapar suas vergonhas. Vocês fazem muitas obras, mas não amam a Jesus, abandonaram o primeiro amor e já não restou amor algum. Volte-se pra Deus, volte-se para sua palavra. Ponha sua boca no pó, talvez assim haja esperança.

Diante disso só pesso:

     Jesus tenha misericórdia de nós. Muda as nossas vidas. Precisamos de uma mudança de atitudes urgente.

Jesus eu te adoro! A ti oh Deus seja a Glória e a Honra e o Domínio pelos séculos dos séculos.

4 comentários:

  1. Olá graça e paz. Passando para conhecer seu espaço e me deparei com este tão oportuno e despertador artigo. Jesus é um dos grandes exemplos de que a verdade sempre deverá ser dita, mesmo que isto nos leve ao risco de alguns confrontos. Ele não estava procurando aprovação de homens , seu único compromisso era com a verdade. Com isto ofendeu fariseus, todos os lideres religiosos. Porém Ele os amava suficientemente para lhes falar verdades até mesmo duras, como: "Hipócritas ! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com lábios porém seu coração está longe de mim" Mateus 15:7;8. Parabéns pelo blog e tenha um final de semana de plenitude em Deus. Se quiser nos visitar será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz meu grande brother!!!

    Fico felize sinto-me mais encorajado quando percebo que o Senhor têm levantado pessoas que buscam abrir os olhos daqueles que não querem ver a realidade clara da Palavra!
    Estamos juntos nesta batalha meu querido...conte sempre comigo!

    Um forte abraço...
    apenas uma reflexão:

    "“Eu procurei a igreja e achei ela no mundo, e eu procurei o mundo e achei ele na igreja”
    (Horatius Bonar)

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! A igreja precisa desesperadamente rever seus conceitos! Em toda a história da igreja, sempre houve debates teológicos, o século XVI por exemplo, ficou marcado como a Grande era da Reforma protestante. Hoje em dia o que estamos vivendo não é nada diferente do que lemos na história. O problema é que os cristãos da pós- modernidade, se quer entendem o significado de protestante, palavra que se perdeu ao longo dos tempos... protestante é uma testemunha de Jesus Cristo e da Palavra de Deus. O protestantismo não é meramente o protesto contra a corrupção eclesiástica e o falso ensino; é o renascimento da fé bíblica, um renascer do cristianismo do Novo Testamento, com uma ênfase positiva nas doutrinas das
    Escrituras. Ou seja, SOLA SCRIPTURA. A Confissão de Fé Batista de Londres de 1689 logo no primeiro capítulo faz a seguinte afirmação a respeito das Escrituras:

    1. “A Sagrada Escritura é a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência. [1] A luz da natureza, e as obras da criação e da providência, manifestam a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, de tal modo que os homens ficam inescusáveis; contudo não são suficientes para dar conhecimento de Deus e de sua vontade que é necessário para a salvação.

    2 Por isso, em diversos tempos e por diferentes modos, o Senhor foi servido revelar-se a si mesmo e declarar sua vontade à sua igreja.

    3 E para a melhor preservação e propagação da verdade, e o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja, contra a corrupção da carne e a malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazer escrever por completo todo esse conhecimento de Deus e revelação de sua vontade necessários à salvação; o que torna a Escritura indispensável, tendo cessado aqueles antigos modos em que Deus revelava sua vontade a seu povo.”(confissão Batista de 1689, 1Ed. 1991, p.07) Gerson Viana (Igreja Batista de Pasrquelândia).

    ResponderExcluir
  4. Sou da AD. Concordo com o texto. Isso acontece muito! Tem problemas porque generaliza. O 6° parágrafo tá muito forte e apesar de ser professor da escola dominical e trazer conteúdo reformado na minha sala (sempre), não me sinto ofendido, pq eu sei que a maioria dos professores fazem um mau trabalho.

    Eu Poderia escrever coisas piores sobre a liderança... Mas ainda não perdi a esperança de mudar esse quadro e oro pra que Deus levante mais pessoas para ajudar.

    Poderia escrever uma carta dessas com coisas boas sobres os membros. Eles só precisam de bons orientadores e não de uma nova igreja.

    ResponderExcluir

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.