Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

Teoria da Conspiração: Verdade ou Mito

Por Gutierres Siqueira

      O polêmico e irreverente jornalista Paulo Francis reclamava do “folclore habitual que persegue a fama no Brasil”, ou seja, “todo famoso é provavelmente corno, ladrão ou bicha”[1].
     O mundo evangélico também tem o seu folclore, ou seja, todo famoso é provavelmente um adepto do satanismo. Quem nunca ouviu o testemunho de algum ex-bruxo que tenha feito centenas de pactos diabólicos com artistas brasileiros? Quem nunca leu um texto informado que detalha a ligação de famosos com o mais baixo ocultismo? Pois bem, teorias da conspiração fazem um tremendo sucesso no dia a dia dos evangélicos.



     É provável que algumas dessas histórias sejam verdadeiras. Agora o meu ceticismo natural tente a desconfiar dessa proliferação de testemunhos proclamados por itinerantes que andam por aí, de igreja em igreja, tirando ofertas. Mesmo que todas essas histórias fossem verídicas, pergunto: E daí? O satanista, assim como um religioso cristão não convertido, precisa de Jesus da mesma forma. Por acaso a necessidade de conversão é diferente? Por que tomar o tempo do culto com histórias de artistas que foram em um terreiro pedir sucesso e fama? É melhor ganhar esse tempo ensinando os crentes a orarem e evangelizarem os adeptos de qualquer religião que ainda não conhecem Jesus, mesmo sendo ele evangélico.



     Embalagens diabólicas



     Quando eu estudava ainda o ensino fundamental, certo dia uma colega de escola chegou na quadra de esportes com uma embalagem de Coca-Cola, e ela então dizia: “Olha pessoal, virem a embalagem contra o sol e vocês verão a imagem de um demônio!”. Eu logo virei a imagem contra a luz e não vi nenhum demônio, mas somente a foto virada do Papai-Noel, pois o rótulo era um especial de Natal. Tudo não passava de mais uma teoria conspiratória.



     O pior que em muitas igrejas, no horário do culto, ensinaram para os crentes que a Maionese Hellmann's era diabólica, pois o prefixo “Hell” significa “inferno”. Essa só não é piada porque é sem graça. Ora, Hellmann´s é nada mais, nada menos do que um sobrenome alemão. E ainda neste espaço poderia citar inúmeros exemplos ridículos de teorias da conspiração, mensagens subliminares e outras bobagens.



     Conselho



     Caro pastor e pregador, em lugar de perder tempo com mentiras e fofocas da internet, ensine sua igreja mediante um aprendizado claro e edificante das Sagradas Escrituras. Não há tempo a perder, pois a noite vem. E tome cuidado com esses itinerantes.

***
Fonte: Teologia Pentecostal, via: Púlpito Cristão


Referência Bibliográfica:
[1] NOGUEIRA, Paulo Eduardo. Paulo Francis: Polemista Profissional. 1 ed. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010. p 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.