Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CAMINHO DA PERFEIÇÃO – COLUNA DA BONDADE




“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” (Salmos 23:6)

A bondade é a sexta coluna do caráter de Jesus e uma das mais belas expressões da proposta de redenção (perdão) oferecida por Deus aos homens e que teve seu ápice com a vinda de Cristo. Este mês começaremos a meditar sobre esta importante coluna.

Bondade é a qualidade de ser bom, ou seja, é a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal ou de prejudicar o outro. Está diretamente ligada à benignidade e à misericórdia. Sendo que misericórdia que é um bom sentimento despertado pela miséria ou infelicidade alheia que se traduz em perdoar apenas por bondade, por graça. Somente uma pessoa boa pode ser benevolente e misericordiosa com o próximo. No lado oposto, somente uma pessoa má é que não é capaz de perdoar, de ser benevolente ou misericordiosa com os outros.

Como vimos no Salmo 23 acima, existe a bondade e misericórdia que veem do Senhor para nós, as quais derivam do fato de Deus ser paciente e longânimo para com a nossa condição caída e miserável em face de Sua perfeição e santidade.  

Entender a paciência de Deus para com os nossos erros, sabendo que “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” (Lamentações 3:22) é fundamental para podermos conhecer a profundidade do significado da morte substitutiva de Cristo na cruz. Ou seja, não é possível que uma pessoa que não saiba que o único motivo de ainda estar viva e de ainda não ter sido julgada é somente por causa da bondade e misericórdia de Deus, decorrentes da sua paciência e longanimidade, possa aceitar e confessar a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador.

A base para aceitarmos a salvação que vem de graça por Cristo é a aceitação de nossa natureza decaída, pecadora e condenada. Se um sujeito não entende aquilo que Paulo diz aos Romanos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (3:23), ele jamais pode entender outra frase de Paulo em outra carta que diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

Depois de entendermos a bondade e misericórdia do Senhor, deveria ser mais fácil expressarmos o mesmo na vida das pessoas que nos cercam. Mas não tem sido assim. Continuamos sendo maus, iracundos, justiceiros e cheios de justiça própria. Sempre queremos que as pessoas nos paguem por aquilo que elas nos fizeram de mal.

Mas Jesus disse em seu sermão sobre o Monte que “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;” (Mateus 5:7) e que “se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” (Mateus 12:7)

Ou seja, tem muita gente apenas “sacrificando”, sendo religiosa, frequentando as reuniões da Igreja, andando com uma Bíblia debaixo dos braços, participando das programações do grupo religioso de que faz parte, andando e falando como crente, mas que continua tratando as pessoas de modo implacável, rancoroso, maledicente, sem amor e perdão, se esquecendo do que está escrito no livro de Tiago: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.” (1:22-24) e “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” (1:26)

Jesus certa vez, ao falar sobre o perdão, contou a seguinte parábola:

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:23-35)

Agora eu te pergunto: Você tem sido misericordioso? Você tem sido bondoso para com as pessoas? Ou sua vida religiosa não passa de rituais que você cumpre semanalmente e nada mais? 

Este mês promete!

Publicado originalmente em: http://vozdoqueclamananet.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Bom dia irmao a paz do Senhor
    muito bom seu blog que o Senhor continue te capacitando cada dia mais.
    passando pra te dizer que voce ja esta add como meus favoritos la no blog.
    abraçao
    fica na paz do Senhor

    Diego

    ResponderExcluir

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.