D. M. Lloyd Jones
Ninguém jamais terá
uma concepção verdadeira do ensino bíblico sobre a redenção, se não possuir
clareza de entendimento sobre a doutrina bíblica do pecado. E essa é a razão
por que muitas pessoas, em nossos dias, são inseguras e vagas em suas idéias a
respeito da redenção. A idéia mais comum é a de que o Senhor Jesus é um tipo de
amigo ao qual todos podem recorrer em dificuldades, como se isso fosse tudo a
respeito dEle.
O Senhor Jesus é esse tipo de amigo — e temos de agradecer a
Deus! Mas isso não é redenção em todo o seu escopo, em sua inteireza ou em sua
essência. Você não pode começar a avaliar a redenção, até que compreenda o que
a Bíblia nos ensina a respeito da condição do homem no pecado e de todos os
efeitos do pecado no homem. Permita-me dizê-lo com outras palavras: você não
pode entender a doutrina da encarnação de Cristo, a menos que entenda a
doutrina do pecado. A Bíblia nos ensina que o homem estava em uma condição tão
deplorável, que exigia a vinda, dos céus à terra, da Segunda Pessoa da bendita
e santíssima Trindade. Ele teve de humilhar-se e assumir a natureza humana,
nascendo como um bebê. Isso era absolutamente essencial, para que o homem fosse
redimido. Por quê? Por causa do pecado e da sua natureza. Por conseguinte, você
não pode entender a encarnação de Jesus, a menos que tenha um entendimento
claro sobre o pecado. De maneira semelhante, considere a cruz no monte
Calvário. O que ela significa? O que a cruz nos diz? O que aconteceu lá? Digo
novamente que você não pode entender a morte de nosso Senhor e o que Ele fez na
cruz, se não possui um entendimento claro sobre a doutrina do pecado.
A
completa imprecisão das idéias de muitas pessoas a respeito da morte de nosso
Salvador se deve completamente a este fato: e elas não gostam da doutrina da
substituição, não gostam da doutrina do sofrimento penal. Isso acontece porque
nunca compreenderam o problema e não vêem o homem como um criatura caída no
pecado. Estas são as doutrinas fundamentais da fé cristã; não se pode entender
a redenção, exceto à luz da terrível condição do homem no pecado.
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