Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

UMA REFLEXÃO DA NOSSA REALIDADE.



“Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:1-7)
            
           Ao ler esta primeira carta de Jesus Cristo às igrejas da Ásia Menor, não consigo disfarçar minha inquietação diante do fato de que a igreja nesta cidade já não existe. Bom... ao que tudo indica, a Igreja ali não obteve êxito em reavaliar sua situação diante de Cristo, não conseguiu enxergar onde havia caído e, em conseqüência disso, seu braço do castiçal foi retirado. Essa constatação me faz pensar na história da Igreja, se olharmos para história veremos que nos locais onde a igreja começou e os apóstolos passaram hoje é são as regiões menos acessíveis ao Evangelho. Se dirigirmos nossos olhares para a o berço da Reforma Protestante: Alemanha, Suíça, Inglaterra, França e Escócia, teremos o mesmo vislumbre.

            A despeito dos grandes heróis da fé que passaram por essas terras, a igreja ali perdeu seu foco, tal qual os nossos irmãos em Éfeso. Isso me faz pensar sobre como isso teria acontecido? Eu indago a respeito de como os cristãos nestas regiões permitiram que a igreja dali desaparecesse? Como ninguém fez nada para reverter o quadro?
Ao observar a história contemporânea da igreja eu pude perceber que a Igreja não desaparece de uma região de uma hora para outra, pelo contrário o processo de secularização do povo de Deus é gradativo e ocorre sempre após um momento em que a comunidade cristã passa por um certo período de relevância, logo em seguida ela vai minguando até se tornar insípida, e aí para nada mais serve do que ser lançada ao chão e ser pisada pelos homens. .......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.