Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coisas de Cristão Reformado...

Eu lí em: http://www.pulpitocristao.com/ em 24/05/10

     Nós, crentes reformados, as vezes somos muito engraçados! Impossível negar a existencia deste estereótipo calvinista circulando em nosso meio.
     Particularmente, creio que nenhuma teologia honra a Deus tanto quanto a doutrina reformada. Porém, a reflexao deste texto, além de alegrar o seu dia, vai ajudar a fugir do lugar comum e da relevância irrelevante.
     Boa leitura! =)
    Eu vou chegar logo e dizer: Eu sou (na maior parte do tempo) reformado. Isso significa que eu acredito em coisas como eleição incondicional, depravação total, etc. Eu creio que essas são doutrinas bíblicas.
     Uma das principais queixas que eu já ouvi sobre cristãos reformados é que eles são arrogantes e gostam de bater com a verdade na cabeça das pessoas. E pra ser honesto, existe provavelmente uma verdade aí. Mas eu não quero ser um calvinista arrogante. Eu tenho muito que ser humilde nisso, inclusive em minhas “maniazinhas” reformadas. Então para nos ajudar a permanecer humildes, eu compilei uma lista das “Coisas típicas de Calvinistas”.

     Calvinistas gostam de…

     Usar Aspas Aéreas Quando Se Diz “Livre-Arbítrio”.
     Se você disser as palavras “livre-arbítrio” sem colocar aspas aéreas ao redor delas, nós vamos interromper você e iniciar um interrogatório de cinco pontos. Para escapar, coloque aspas aéreas ao redor de qualquer coisa que se pareça com “livre-arbítrio”, por exemplo “Lívia Brito”.

     Fazer Resoluções
Jonathan Edwards, que é o equivalente calvinista do Homem-aranha, fez mais de setenta resoluções. Nós calvinistas gostamos de fazer resoluções, postá-las em nosso blog, e então não cumpri-las. Nós particularmente gostamos de dizer a palavra “Resoluto”. E a palavra “Institutas”.

     Citar John Piper
     Nós tentamos manter uma taxa de 2:1 de Bíblia para Piper. Nós citamos dois versos da Bíblia e então uma sentença de “Don’t Waste your life” (Não desperdice sua vida). Quando nós vemos alguém colecionando conchas do mar, nós dizemos, “O que ele vai fazer com essa coleção de conchas quando ele chegar no céu?”

      Diários De Anotações
      Aparentemente existe algo espiritual nos diários de anotações, porque cada Calvinista tem pelo menos quatro. Uma para notas devocionais, um para sermões, um para listas de orações, e um para as estatísticas do Fantasy Football (NT: Jogo de futebol americano on-line). Por algum motivo nós sempre usamos caneta tinteiro, embora utilizar uma caneta tinteiro seja como tentar escrever com um polvo.

     Corrigir Alguém Quando Ele Diz “Sorte”
     Por favor não diga a palavra “sorte” perto de mim. Foi a Providência, não a sorte. E esse cereal matinal que você está comendo? Providence Charms. (N.T.: Lucky Charms é uma marca de cereal americano).

     Amando C. S. Lewis
     C. S. Lewis é basicamente o Bono do mundo reformado. Ele definitivamente não foi um Calvinista, mas nós continuamos absolutamente loucos pelo cara. Sim, ele tem algumas doutrinas não-bíblicas, mas você tem que continuar o amando. Somente um frio coração de máquina poderia ficar bravo com um cara que escreve sobre centauros e faunos.

     Mostrar Que Somos Culturalmente Relevantes
     Pessoas comumente associam a doutrina reformada com igrejas abafadas, velhas, fora de moda. Nós não gostamos disso, e fazemos tudo o que podemos para provar nossa relevância. Então nós fazemos referências ao seriado Três é Demais (Full House) e falamos sobre o quanto amamos o Creed (mesmo que provavelmente eles não sejam cristãos, mas nós não temos certeza).

     Ok, isso é um começo. Nós, pessoas reformadas, podemos ser ridículas às vezes e temos de ser humildes nisso. Se você não é reformado, tudo bem. O que mais importa é o evangelho.

O que mais você gostaria de adicionar à lista?

***
Escrito por Stephen Altrogge sob o título “Stuff Calvinists Like”. A traduçao é do Luis, do Teofilia Compulsiva

Comentário do Semeador12 - Pessoal eu não sou calvinista. Mas mesmo sendo Arminiano ou talves mais para Wesleiano, concordo com tudo o que lí e me identifiquei muito com essa postagem (será que eu sou um calvinista irrustido - kkk).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UM CRISTÃO FELIZ.
ACEITO CRITICAS. NO ENTANTO NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS CONTENDO FRASES DE BAIXO CALÃO. ME RESERVO O DIREITO DE NÃO PUBLICAR CRITICAS DE ANONIMOS.
NO MAIS, FIQUE À VONTADE PARA SE EXPRESSAR.