Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você já nasceu de novo?


Por J.C.Ryle

Já nasceu de novo? Essa é uma da perguntas mais importantes da vida. Jesus Cristo disse: “aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).

Não basta responder: “Pertenço à igreja; suponho que sou cristãos”. Milhares de cristãos nominais não demonstram nenhum dos sinais de terem passado pelo novo nascimento que as Sagradas Escrituras nos proporcionam, muitas delas registradas na Primeira epístola de João.

Não comente habitualmente pecados.

Primeiro,
João escreveu: “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado” (1 João 3:9). “todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando” (1 João 5:18, Almeida Revisada Imprensa Bíblica).

A pessoa que é nascida de novo, ou que tenha sido regenerada, não comete habitualmente pecado. Já não peca com seu coração nem com sua vontade. Provavelmente houve uma época quando não pensava se suas ações seriam pecaminosas ou não, e nem sempre sentia pesar depois de ter feito o mal. Não existiam problemas entre ele e o pecado – eram amigos – porem, o cristão autêntico odeia o pecado, foge dele, luta contra ele, o considera sua maior praga, ressente da carga de sua presença, sente quando cai debaixo de sua influência e anela livrar-se totalmente dele. O pecado já não lhe agrada e nem mesmo lhe é algo indiferente – agora veio a ser algo que odeia. Não obstante, não pode eliminar sua presença dentre de si mesmo.


Se ele afirmasse que não tem pecado, estaria mentindo (1 João 1:8). Porem, poder dizer que odeia o pecado e que o grande anseio de sua alma é não voltar a cometer nenhum pecado. Não pode impedir maus pensamentos, nem que faltas, omissões e defeitos apareçam tanto em suas palavras como em suas ações. Ele sabe que “todos tropeçamos em muitas coisas” (Tiago 3:2)

Porém, o nascido de novo pode afirmar com certeza, na presença de Deus, que essas coisas lhe causam dor e tristeza, e que sua natureza inteira não as aceita. O que diria de você o apóstolo? Nasceu de novo?

Crê em Cristo

Segundo
João escreveu: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus” (1 João 5:1)

O homem que é nascido de novo, ou é regenerado, crê que Jesus Cristo é o único Salvador que pode perdoar sua alma, que é a pessoa divina designada por Deus Pai justamente para esse propósito, e fora Dele não há nenhum Salvador. Considera-se indigno. Porém tem plena confiança em Cristo, e confiando nele, crê que todos seus pecados foram perdoados. Crê que, porque aceitou a obra consumada de Cristo e a morte na cruz, é considerado justo aos olhos de Deus, e pode encarar a morte e o juízo sem temor.

Pode ter temores e dúvidas. Talvez diga às vezes que se sente como que não possuindo nada de fé. Porém, pergunte-lhe se está disposto a confiar em outra coisa em lugar de Cristo, e observe a resposta. Pergunte-lhe se está disposto a basear sua esperança de vida eterna em sua própria bondade, em suas próprias obras, em suas orações, em seu pastor ou em sua igreja, e note a resposta que dará. O que diria de ti o apóstolo? Nasceste de novo?

Pratica a justiça
Terceiro, João escreveu: “todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” (1:João 2:29).

O homem nascido de novo, ou regenerado, é um homem santo. Procura viver de acordo com a vontade de Deus, fazer as coisas que agradam a Deus e evitar as coisas que Deus aborrece. Deseja continuamente basear seu exemplo no exemplo de Cristo, e dar mostras de ser amigo de Jesus fazendo tudo o que Ele ordena. Sabe que não é perfeito. Percebe, com aflição, sua corrupção interior. Têm consciência de um princípio maligno dentro de si mesmo que luta constantemente contra a graça e que deseja tratar de afastá-lo de Deus. Porem não consente com esse mal, ainda que não possa impedir sua presença dentro de si.


Ainda que as vezes pode se sentir tão baixo que questiona se é ou não cristão, poderá afirmar com John Newton: “ Não sou o que devo ser, não sou o que quero ser, não sou o que espero ser no mais além; porem, ainda assim, não sou o que era, e pela graça de Deus sou o que sou” O que o apóstolo diria de você? Já nasceu de novo?

Ama aos demais cristãos
Quarto, João escreveu: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1 João 3:14)


O homem que nasceu de novo tem um amor especial por todos os autênticos discípulos de Cristo. Igualmente como seu Pai nos céus, ama a todos os homens com um grande amor geral, porem tem um amor especial pelos que compartem sua fé em Cristo. Tal como seu Senhor e Salvador, ama aos piores pecadores e pode chorar por eles – mas possui um amor particular pelos que são crentes. Nunca se sente tão em casa como quando está na companhia deles. Sente que todos são membros da mesma família. São seus companheiros de armas, lutando todos contra o mesmo inimigo. São seus companheiros de viagem, viajando pelos mesmo caminho. Compreende-lhes, e eles compreendem a ele.


Eles podem ser entre si muito distintos de muitas formas: no status, na posição e nas riquezas. Porem, isso não importa. São os filhos e filhas de seu Pai e não pode menos que amar-lhes. O que João dirá de você? Nasceu de novo?


Vence ao mundo
Quinto, João escreveu: “todo o que é nascido de Deus vence o mundo” ( 1 João 5:4)


O homem que nasceu de novo não usa a opinião do mundo como sua norma com relação ao bom e ao mal. Não importa para ele ir contra a corrente das condutas, ideias e costumes do mundo. O que dizem ou fazem os demais já não lhe preocupa. Vence ao amor do mundo. Não encontra prazer nas coisas que parecem trazer felicidade à maioria das pessoas. A ele lhe parece néscias e indignas de um ser imortal.


Ama aos elogios de Deus mais que os elogios do homem. Teme ofender a Deus mais do que ofender aos homens. Não é importante para ele se o culpam ou se o elogiam, sua meta principal é agradar a Deus; o Que diria João? Já nasceu de novo?


Mantêm-se puro
Sexto, João escreveu: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca” (1 João 5:18)

O homem que tem nascido de novo cuida de sua própria alma. Procura não somente evitar ao pecado, mas também tudo o que possa o levar a ele. É cuidadoso de suas companhias. Sabe que as conversas ímpias corrompem o coração e que o mal é mais contagioso que o bem, assim como uma enfermidade é mais contagiosa que a saúde. É cuidadoso quanto ao uso de seu tempo, seu desejo principal é usar ele com proveito.

Anela viver como um soldado em território inimigo – aspira usar continuamente sua armadura e estar preparado para a tentação. É diligente em ser um homem vigilante, humilde e de oração. O que diria de ti o apóstolo? Já nasceu novamente?

A prova

Essas são as seis grandes características do cristão que nasceu de novo. Existe uma grande diferença na profundidade e claridade dessas características em distintas pessoas. Em algumas são frágeis e quase não se percebem. Em outras, são fortes, claras e inconfundíveis, de modo que qualquer um as notam. Algumas dessas características são mais visíveis que outras em cada um. Rara vez são todas igualmente evidentes em uma dada pessoa.


Porém, ainda assim, tendo tudo em conta, aqui encontramos gravadas seis características daquele que é nascido de Deus.


Como regiremos a essas coisas? Podemos, por lógica, chegar a uma só conclusão: somente os que são nascidos de novo possuem essas seis características, e os que não as tem não são nascidos de novo. Essa parece ser a conclusão a qual o apóstolo João queria que chegássemos.


Você possui essas características?

Todo direito de tradução protegido por lei internacional de domínio público
Tradução: Armando Marcos

-------------------------------------------------------------------------

Lealdade ao homem e a instituição em primeiro lugar, depois a Cristo....



Depois que Deus tirou o povo de Israel da servidão no Egito, muitos dos libertados perderam-se devido sua incredulidade

Depois de terem o problema da escravidão resolvido, já libertos e andando sob a direção de Deus no deserto (vendo com os olhos inúmeros sinais e maravilhas) muitos daqueles homens sucumbiram a tentação de não confiarem plenamente em Deus

Sentiam-se seguros por serem o “povo escolhido” e certos que Deus os livraria de qualquer perigo, por outro lado continuavam não confiando somente em Deus.

Isto acontece hoje também, muitos por serem membros de uma igreja, batizados, dizimistas, freqüentadores fiéis, tem a falsa sensação que estão imunes aos problemas da vida e dão por certo a conquista da terra prometida

Como conquistar a terra prometida se nossa lealdade não é somente de Cristo?

Como agradar a Deus se acolhemos ensinos de pessoas que desprezam as principais verdades do Evangelho?

Esse foi o motivo de muitos morrerem no deserto e este é o motivo de muitos caminharem para própria destruição.

Essa é a fonte de tanta confusão, lealdade ao homem e a instituição em primeiro lugar, depois a Cristo...

Deveríamos aprender com a lição do deserto, segurança só em Cristo...


“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Hebreus 11.1

“[...] Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações”. Hebreus 4.7

“Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto”. I Coríntios 10.5

“[...] permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido [...] Colossenses 1.23


Na Fé

Eunice e Marcelo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Silas Malafaia chama protestantes de babacas na Marcha para Jesus do Rio


Eu e o Paulo estávamos profundamente angustiados na semana que antecedeu o dia 4 de junho, quando houve a Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, capitaneada pelo Pr. Silas Malafaia. Nossa angústia se devia ao fato de querermos estar lá, estendendo as faixas pela volta ao Evangelho puro e simples, porém sem recursos financeiros para tal.
Nossa oração, então, foi para que Deus levantasse um grupo que fizesse a diferença naquele lugar. E, glória a Deus, esse grupo estava lá!
Hoje recebemos os vídeos abaixo, de um grupo de apenas 6 pessoas que se levantaram contra a teologia mamônica da prosperidade, amplamente pregada pelo Malafaia e cia. Esses 6 guerreiros abriram uma faixa simples, com a inscrição “Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”, seguido do versículo bíblico “ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Ou seja, nada de ofensivo a quem segue a Cristo, ao contrário, frases de exaltação à sã doutrina.
Porém, esse versículo foi tão terrível para alguns que quem os ostentava foi chamado de satanás pelos populares, e de babacas pelo próprio Silas Malafaia (que fingiu ignorar o movimento, como os Hernandes já fizeram em marchas passadas, porém demonstrou estar bem contrariado). Talvez devessem ter estendido a faixa da “unção dos 900 reais” ou do “clube de um milhão de almas por mil reais cada”, mais ao gosto malafaiano.
Assistam aos vídeos abaixo, e que Deus seja glorificado, por estar levantando um remanescente em todas as regiões do país. Dia 23 de junho é a vez de São Paulo.
VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLESO $HOW TEM QUE PARAR!
-----------------
ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE EM:
http://estrangeira.wordpress.com/2011/06/13/silas-malafaia-chama-protestantes-de-babacas-na-marcha-para-jesus-do-rio/

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Roubaram a minha Bíblia



Há alguns anos eu recebi  na igreja um grupo de pastores de Moçambique. Lembro que na ocasião os pastores ficaram encantados com a quantidade de livros que tínhamos bem como a variedade de traduções da Bíblia. 

Numa tarde de domingo, percebi que a minha Bíblia havia sumido. Procurei em todos os lugares possíveis a minha velha e surrada Bíblia, sem contudo, achá-la. Alguns dias depois, quando já nao tinha mais esperança de encontrar a Bíblia velha de Guerra, um dos pastores moçambicanos me procurou dizendo: "Pastor Renato, gostaria de confessar uma coisa ao Senhor, eu roubei sua Bíblia. Me perdoe pastor, eu agi errado, eu estou errado, no entanto, amo as Escrituras e por mão ter como adiquiri-las, resolvi roubar a sua."

Prezado amigo, ao ouvir aquela confissão fui tomado por profundo sentimento de compaixão, o que me levou a perdoar o irmão além é claro de doar a minha Bíblia, conseguindo também muitos outros volumes enviando-os para à Africa.

Caro leitor, por acaso você já se deu conta da quantidade de pessoas espalhadas neste mundão de meu Deus sem Bíblia? Pois é, pensando nisso, a editora FIEL resolveu abençoar a África levando Bíblias ao continente africano. Veja o vídeo abaixo e saiba de que maneira você poderá ajudar.

Renato Vargens


 
 

domingo, 19 de junho de 2011

Semelhança dEle

          Por Leandro Tarrataca.

         “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma”. 1 Pedro 2:11

    Pedro está dizendo nessa passagem que somos peregrinos, forasteiros. Mas há aqui um ponto importante. Não somos simplesmente andarilhos. O andarilho é alguém que está no mundo sem direção, sem objetivo, não planeja chegar a lugar algum. Nós somos peregrinos, estamos caminhando para algum lugar. Nós sabemos qual é o nosso destino final.

      Quando alguém se prepara para uma viagem é ideal que saiba qual é o destino. Na vida cristã não é diferente. Em que direção nós vamos?Lembre-se que estamos tratando do nosso estilo de vida. Estamos falando a respeito de Santidade. Se entendermos para onde estamos indo, tudo se tornará mais claro. Se entendermos qual é o grande alvo da vida, então a vida de santidade será mais clara para nós. Por exemplo, o apóstolo Paulo sabia o que Deus esperava dele.  Assim sendo, ele sabia a direção, sabia para onde estava indo. Sabia o que devia cumprir no Corpo de Cristo durante os dias de sua peregrinação. Havia um alvo claro.

      E nós? Para onde estamos indo? O alvo de Deus é nos tornar semelhantes a Jesus. E à medida que nos tornamos semelhantes a Jesus, à medida que demonstramos a graça de Deus em nós, vamos silenciando os opositores do Evangelho.
------------------
Enviado por e-mail em 17/06/11

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALEGRIA E PAZ DAQUELE QUE CONHECE A CRISTO

POR LEANDRO TARRATACA
Filipenses 4:1 – 13

     O capítulo 4 de Filipenses nos revela os desejos do coração cristão, sonhos, como por exemplo o desejo de estar sempre firme no Senhor, como ter contentamento, alegria, pensamentos virtuosos, paz... As pessoas vivem correndo atrás de paz. Mas nós nos esquecemos que o meio através do qual podemos receber todos estes benefícios é através da oração, esta é a razão por que Deus nos ordenou que orássemos, não porque ele seja um imperador malvado universal, mas porque Ele quer que o melhor venha de encontro às nossas vidas, e o texto claramente nos ensina nos versículos 6 e 7 que isso se dá através da oração:

     “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

        Eu não sei o que você está passando, mas se for um momento sem paz, de dificuldade, tribulação, você precisa buscar a Deus. Bauns escreveu o seguinte: que o que a igreja precisa hoje não é mais tecnologia, organização, ou métodos revolucionários, não, o que a igreja precisa hoje são de homens e mulheres a quem o Espírito Santo possa transformar em instrumentos, possa usar, homens e mulheres de oração. Você é uma pessoa de oração?

       Sabe, existem alguns inimigos de oração e todos nós temos, de certa forma, a sensação de que não estamos orando o suficiente. Um dos grandes inimigos da oração é o desânimo, é como se fosse uma paralisia que nos impede de vivermos uma vida de oração.

       Orar requer olhar. Como assim? Nós olhamos, como diz a Bíblia firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus, e isso implica em não olharmos com os olhos físicos, ou seja, não olhar para o lado material, mas olhar pela fé. E só podemos olhar pela fé por meio da oração. O desânimo é uma espécie de miopia que não nos permite olhar por meio da oração o autor e consumador da nossa fé, o desânimo pode ser a causa da nossa fraqueza, pode nos levar a derrotas, a um afastamento da vida de oração, de fato, o desanimo pode nos causar a dureza de coração e nos levar a sermos insensíveis quanto as coisas espirituais.

      Há uma maneira através da qual nós podemos afastar o desânimo e esta é a oração. Nós devemos orar sinceramente, nós devemos rasgar os nossos corações diante de Deus. Existem forças que tentar encerrar com esta atividade nas nossas vidas, existem forças infernais que tentam nos afastar da dedicação a Deus, daquela firmeza que Paulo fala no capítulo 4 de Filipenses e como podemos ir adiante? Nós podemos fazer isso pela oração. Se o seu coração está abatido, se você não tem encontrado forças para ir adiante, ore. Transforme o dia de hoje em um novo começo, abra os seus lábios e se renda à vontade de Deus, porque esta é a vontade de Deus, ele nos tem convidado a oração.

       Conta uma historia que um escritor se referindo aos seus filhos quando fez uma viagem pela Europa, depois de meses afastado deles, ele recebeu três cartas: o maiorzinho, com seis anos apenas, escreveu uma carta simples com apenas algumas palavrinhas e ele estava emocionado com tudo aquilo porque era o filho dele, com seis anos quem estava escrevendo. O outro, ainda menos, mandou apenas alguns rabiscos, mas mesmo assim o coração daquele Pai estava sensibilizado.
Você é um filho de Deus, portanto, abra o seu coração ao Pai, ele não está preocupado se você conhece todas as técnicas a respeito de oração, ou se você participou de seminários de oração, não, Deus quer que você ore.

     Vença ainda hoje este inimigo que é o desânimo que tem se colocado entre você e Deus, ore, abra os seus lábios e desfrute da paz que excede todo entendimento.

-----
ARTIGO RECEBIDO POR E-MAIL EM: 10/06/11

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ORE!



Por: Leandro Tarrataca
"Orai sem cessar"
I Tess. 5:17


     O apóstolo então recomenda aos tessalonicenses que orassem sem cessar porque é uma ordem divina. Mas como nós sabemos, a palavra de Deus não se dirigia apenas aos de Tessalônica, mas vem de encontro também aos nossos corações, ou seja, nós também devemos orar, devemos ter uma vida de oração, Deus deseja que oremos e por isso ele nos dá esta ordem. Como nosso criador, Deus sabe o que é melhor para nossas vidas e por esta razão, Deus nos requer uma vida de oração.

   Muitas pessoas podem nos abandonar nos nossos problemas, mas Deus está sempre conosco, Deus está sempre atento, Deus tem um propósito para cada um de nós e ele gerencia este propósito cuidadosamente. Deus nos fez para que entrássemos em um relacionamento com ele, para que tivéssemos um tipo de relacionamento que perdure por toda eternidade, mas este relacionamento não começa apenas do lado de lá, este relacionamento começa hoje, começa agora e obviamente envolve oração, o relacionamento com Deus começa com fé, com a graça que Deus nos disponibiliza, mas o passo contínuo desta longa caminhada envolve a prática da oração.
--------
Arquivo enviado por e-mail em: 03/06/2011