Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Erro de Aritmética Garante mais 5 Meses de Vida na Terra



AE - Agência Estado

O evangelista da Califórnia Harold Camping disse ontem que sua profecia sobre o fim do mundo tinha uma defasagem de cinco meses, e afirmou que o Juízo Final chegará na realidade em 21 de outubro, e não em 21 de maio como previsto anteriormente. Camping havia predito que 200 milhões de cristãos seriam levados ao céu no último sábado, antes da destruição da Terra.

Ele afirmou que sentiu-se tão mal quando sua previsão não se tornou realidade que saiu de casa e se refugiou em um motel com a mulher. Sua igreja independente, a Family Radio International, gastou milhões de dólares, muitos deles obtidos com doações de seguidores, em mais de 5 mil cartazes e anúncios sobre o Dia do Juízo Final.

Agora, Camping disse que o Apocalipse será cinco meses mais tarde que 21 de maio, sua data inicial para o fim do mundo. Em 21 de outubro, o mundo deve ser consumido por uma bola de fogo, afirmou. O último sábado foi "um dia invisível do Juízo Final", no qual ocorreu um julgamento espiritual, explicou. "Sempre dissemos que 21 de maio era o dia, mas não compreendemos o significado espiritual", defendeu-se. "O 21 de maio é o dia em que Cristo veio e pôs o mundo sob julgamento".

Não é a primeira vez que o evangelista da rádio cristã teve de explicar o motivo de seus erros. Ele também previu o Apocalipse em 1994, mas na ocasião explicou que houve um erro matemático. Ontem, Camping não conduziu seu programa diário, mas apresentou um comunicado especial à imprensa através de seu escritório. Em 2009, a organização sem fins lucrativos dele, a Family Radio, informou à Receita Federal dos EUA que recebeu US$ 18,3 milhões em doações e tinha bens avaliados em mais de US$ 104 milhões. As informações são da Associated Press.

Comentário do GenizahVirtual - Bem que eu desconfiava! Inclusive, profetizamos as razões da pequena falha na previsão:


Palavra de Encorajamento

Meu amigo, minha amiga, 

Se você é estelionatário (a), picareta, 171 e NÃO se dá bem na sua profissão no mundo secular, não se desespere! Há uma oportunidade esperando por você na vida gospel. Aqui, nossos tolos são mais tolos e nossos patos são mais patos.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário do ReformaAgora: eu já sabia que isso iria acontecer. Sempre as mesmíssimas desculpas: erro de cálculo; aconteceu algo espiritual na data; Deus viu a fidelidade de vocês e adiou o fim do mundo; etc. Fui só eu que tive um certo dejavu adventista em ler que na data citada, Jesus veio e pôs o mundo em juízo? Ora, não é essa a doutrina do Juízo Investigativo?

Tá faltando criatividade para os picaretas de nossos dias!
*** 
NÃO É QUE ESTAMOS AQUI AINDA. RSS

sábado, 21 de maio de 2011

LAMENTO DIZER, MAS O FIM DO MUNDO É HOJE! (RISOS)

Por: Diogo Henrique de Sá

“A profecia do fim do mundo em 2011 foi feita por Harold Camping. Segundo ele, o mundo acabaria em 21 de maio de 2011. Nesse dia, ocorreria o Arrebatamento; minutos após o Arrebatamento, começaria um juizo final de cinco meses, de acordo com o versículo bíblico Apocalipse 9:5, e após esses cinco meses (21 de outubro de 2011), esse mundo seria destruído com fogo.
Harold Camping é proprietário e presidente de uma empresa de rádio e televisão chamada Family Radio. Sr. Camping previu em 1992 que Jesus iria voltar a Terra em 6 de setembro de 1994, mas ele admitiu algum erro de cálculo nesta profecia para 1994. Segundo o Harold Camping, em 21 de maio de 1988, foi o último dia da Era da Igreja, que começou com a crucificação de Jesus Cristo na cruz. E que a Grande Tribulação que começou no dia 21 de maio de 1988, teria duração de 23 anos.
Segundo a doutrina cristã de Harold Camping, 200 milhões de pessoas seriam arrebatadas no dia 21 de maio de 2011. Harold Camping e seus seguidores se basearam no número de salvos no versículo bíblico Apocalipse 9:16. Harold Camping também afirma que o mundo de Adão até os dias atuais tiveram cerca de 14 bilhões de pessoas, enquanto que nos dias atuais tem cerca de 7 bilhões de pessoas vivas neste planeta atualmente, ou seja, uma metade já morta e outra metade viva. Porém, desses 14 bilhões de pessoas, Deus escolheu 200 milhões de pessoas para serem os seus eleitos.[1]
Diante disso só lamento dizer que o fim do mundo é hoje, e eu não tive tempo de me dispedir de todos os meus amigos. Só que eu fiquei na dúvida, o mundo acaba no dia 21 de maio, mas Deus calculou pelo horário do ocidente ou do oriente, por que se for pelo fuso-horário do Japão  por exemplo o mundo já acabou, e eu nem sei o que estou fazendo aqui escrevendo agora, mas, se pelo contrario, o mundo acaba pelo horário ocidental ainda temos mais algumas horas.
Mas não tem problema, amanhã a gente continua com o nossa vida, esse negócio de marcar data para o fim do mundo ou arrebatamento, não é de hoje não. E como os outros, esse também vai se frustrar com seus seguidores. E falando em seguidores, eu ainda não sei como pode o cristão acreditar nessas coisas. É lamentável que tão poucos cristãos conheçam a Palavra de Deus, e desta forma ficam à merce de falsos profetas e pregadores. E não é só esse tipo de mensagem é danosa, pior ainda do que essas “profecias” são aquelas profetadas, e mentiras pegadas por muitos pastores e pregadores. Mentiras sobre recompensas terrenas, sobre obediencia cega ao líder, sobre cobertura espiritual e as demais porcarias que são derramadas todos os dias sobre os desavidados
Precisamos acordar como Igreja e repelir com todas as forças essa corja. Amanhã dia 22, os ateus dos EUA já estão preparando uma festa do fim do mundo, para rirem dos cristãos, e por causa dessas besteiralhadas o nome do Prórpio Cristo será blasfemado, isso meu amigo, é inadimissível.
A Deus seja Glória! Sempre!


Referências

1.      Este trecho foi retirado da página eletronica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Profecia_do_fim_do_mundo_em_2011 acessado em 21/05/11


Abaixo segue alguns vídeos sobre este polêmico caso:


Cadê minha roupa de astronauta?!


 Por Marcelo Lemos

Desde meados do ano passado estou inclinando-me a pensar que minha necessidade espiritual mais urgente é conseguir comprar uma roupa de astronauta, bem como sequestrar algum ônibus espacial. Escrevi, ainda no ano passado, um texto falando a respeito das idéias apocalipticas de um senhor chamado Harold Camping. O Genizah, nosso guerreiro apologísta, publicou pelo menos mais um texto sobre o assunto, e aqui vamos nós denovo!

Na verdade, minha intenção original era escrever um protesto a Comunidade Mundial de Falsos Apóstolos e Falsos Profetas, mas ninguém dá a minima para os meus argumentos. Ainda esta semana, um membro importante da citada enviou-me, nas ondas da Grande Rede, um preocupante últimato: FALTAM APENAS 40 DIAS. SAIA URGENTEMENTE DE SUA IGREJA. DO CONTRÁRIO ESTARÁ CONDENADO!

Mas, como vêem, posso estar me adiantando a algum leitor que não conheçe latim. Harold Camping é o homem que descobriu o dia da volta de Jesus (acessem o link para maiores detalhes).  Um resumo: segundo suas contas - algumas das quais baseada na quantidade de porcos que Jesus fez cair de certa ribanceira! - acabou descobrindo o Dia do Arrebatamento da Igreja: 21 de Maio. Agora, pra desespero meu, faltam menos que os 40 dias informados no últimato.

O que mais me chamou atenção no últimato enviado pelo súdito do velho Camping foi a ordem para DEIXAR A IGREJA. Segundo o pregador americano todas as Igrejas devem ser abandonadas, todas são filhas da Grande Prostituda, e coisas assim. Segundo ele, a Igreja só existiu até 1992. Na verdade, aquele ano havia sido apontado como o do Arrebamento por ele, no livro '1994'. Hoje, tal livro quase não pode ser encontrado, nem o mais ferrenho discípulo de Camping consegue encontrar um exemplar, como eu mesmo pude conferir. Então, para salvar a reputação de Falso Profeta (falso profeta tem reputação?), Jesus teria destruido a Igreja naquele ano, e agora, em 21 de Maio, quem quiser ser salvo é melhor estar bem longe de uma Igreja. Por via das dúvidas, queime seu diploma de batismo, cartas de recomendação e carteira de membro.

Claro que eu enviei meu protesto a Comunidade Mundial dos Falsos Apóstolos e Falsos Profetas! Mas eles não quiseram ouvir meus argumentos. Vou reproduzir o que escrei a eles, logo abaixo. Se alguém puder me ajudar a encontrar novos argumentos agradeceria muito. Não me deixem perder o Arrebatamento!

"Queridos representantes da CMFAFP, tendo recebido seu inquietantente comunicado, venho por meio desta perdir que reconsiderem o meu caso. Sim, pois o argumento de um de seus membros, o Sr. Camping, é que eu devo imediamente abandonar a Igreja de Cristo, deixando terminantemente de me congregar, pois do contrário serei impedido de participar do Arrebatamento que acontecerá no próximo dia 21 de Maio!

Senhores representants da CMFAFP, apesar da pouca idade, mas muita leitura, sei de várias afirmações feitas por este ou aquele de seus membros. Vários já marcaram datas, dias, horas, meios, pedágios... E eu serei impedido de ir por fazer parte da Igreja? Como pode ser isso?

Como pode ser isso, sendo que Cristo mesmo disse: "EDIFICAREI A MINHA IGREJA, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela!" (S. Mateus 16.18)?

Como pode ser isso, se o Espírito, na pena do autor de Hebreus, ordena: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos á caridade e às boas obras, NÃO DEIXANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO, como é o costume de alguns..." (Hebreus 10.24,25)?".

Não surtiu qualquer efeito. Zombaram de mim. Dizem que nada disso tem qualquer valor depois de 1994. O últimado do Sr. Camping continua de pé.

Assim, preciso de ajuda. Desesperadamente estou juntando meus centravos - serve até quebrar o cofrinho dos moleques e da patroa! - para comprar minha roupa de astronauta, e dar um jeito de embarcar, nem que seja na marra, em algum vôo espacial. Nem precisa ser na NASA, pode ser tupiniquim mesmo.... Ainda faltam muitos centavos, e nenhum representante da CMFAFP, mesmo os que andam de jatinho particular, se mostraram dispostos a me auxiliarem. Preciso de mais centavos, please!

Sim! Só mais alguns bilhões de centavos, e eu vou ser "arrebatado" nem que seja de carona! Afinal, alguém vai ter que me dar alguma resposta sobre o protesto acima, ora! Só espero que não falte gasolina no meio do caminho...

Para tudo! Cadê minha roupa de astronauta?!



Marcelo Lemos,  do Olhar Reformado, caçando falsos profetas para o Genizah.
EU PEGUEI ESSA POSTAGEM EM:http://www.genizahvirtual.com/2011/04/cade-minha-roupa-de-astronauta.html

Levaram meu Senhor e colocaram um pastor no seu lugar.


Hoje é o dia do frouxo, o dia do homem efeminado e a mulher macha. Hoje é o dia em que mulheres lideram países e igrejas e homens se sentam com as suas pernas cruzadas com um olhar de burrinho, confuso, mas, ao mesmo tempo, incomodado. Hoje é o dia em que nós determinamos o que será da nossa história. Vamos ser mais uma geração que canta sobre sendo um “escrevedor de história”, enquanto a história que mais chegamos perto é a de um canal na televisão?
Meus amigos, chegou a hora da gente parar de imitar o mundo, de buscar o que o mundo busca, de aguentar esses charlatões, esses “Jezabels” de gravatas nos nossos púlpitos. Eu oro pela hora em que Deus vai tirar Saul do trono e colocar Davi. E é isso que temos visto, uma geração de líderes mais preocupados no show de domingo e de como agradar sua audiência do que ao próprio Deus. É nojento como eles vendem a mentira do dízimo com a promessa de benções e ameaçam a maldição para aqueles que não pagam. É algo lamentável que tantas pessoas são presas nessas mentiras prometendo o mundo e esquecendo de falar do céu.
Vivemos num tempo de mentiras e farsas nos lugares que se denominam igrejas. Todo mundo se diz santo, enquanto a maioria que tem “entregado as suas” vidas a Jesus continua em seus pecados. E as nossas igrejas falam sobre Deus e seu reino, mas trabalham em prol dos seus próprios interesses. O negócio tá feio. Mas vamos perguntar, quais são as prioridades dessa gigante desviada? Me refiro a Igreja.

Quais são as prioridades da igreja atual?
 NÚMEROS, TAMANHO DE TEMPLOS, VISÕES, MÉTODOS, RECONHECIMENTO HUMANO
Será que Deus está impressionado com prédios grandes, chiques e climatizados, enquanto temos pessoas passando fome na mesma igreja e missionários abandonados no campo? Será que Deus está impressionado com as nossas metas, os nossos números mentirosos que fazem nada mais do que engrandecer o nome de um homem que não é Jesus? E desde quando a Igreja trabalhou com metas? Jesus trabalhou com metas? A igreja tem se tornado uma empresa e os filhos de Deus funcionários, e assim você é valorizado por causa do que faz e não por quem você é. O coração de Deus, não está nisso!

Quais são as prioridades do povo de Deus?
PROSPERIDADE, SUCESSO, DINHEIRO, EDUCAÇÃO, CONFORTO
Foi por estas coisas que Jesus morreu na cruz?
Será que ninguém está vendo? Será que ninguém está percebendo? Onde estão os profetas no Brasil? Onde está a voz profética? E eu não estou falando dos falsos que profetizam que Jesus vai voltar, mas não volta. Ou que prometem reavivamento enquanto você continua comprando os CDs deles ou pagando caro para ir em uma das suas escolas. Eu estou falando daqueles que amam a Jesus e tem seus corações quebrantados em ver como a sua noiva está sendo explorada. Será que ninguém está percebendo que faz um tempo desde que Deus escreveu Icabod acima da porta do seu templo? Estamos tão embriagados com tantas mentiras e estímulos emocionais que nem percebemos mais!
Eu me lembro quando eu era criança e eu fiz uma brincadeira com minha mãe. Eu fiz minha cama parecer como se alguém estivesse dormindo lá, mas eu estava mesmo escondido embaixo da cama. E ela sempre fingia estar surpresa quando ia lá para me beijar e desejar boa noite e eu não estava. Mas, o que era engraçado como criança com a minha mãe, não é quando falamos de Deus e Sua Igreja. Nós fazemos muitas coisas para que pareça que a presença Dele está ali, mas Ele não está. Será que ninguém percebe isso por meio da fumaça e luzes do palco?
Maria Madalena era uma mulher que, quando conheceu Jesus, estava com sete demônios. Jesus mudou sua vida completamente e assim ela o amava. Ela estava lá vendo a cena horrível e chorando quando Jesus foi crucificado, uns dias depois ela foi ao seu túmulo. Mas quando chegou lá, tomou um susto, pois o túmulo estava vazio, e assim chorou de desespero. Jesus não estava onde ela achava que devia estar. Ela O amava e sua ausência a perturbou.
João 20.11-13; “Mulher, por que você está chorando?”. Ela respondeu: “Levaram meu Senhor, e eu não sei onde o colocaram.”
Se Maria visitasse muitas das nossas igrejas ou ficasse curtindo as nossas vidas, será que ela não ia perguntar a mesma coisa, “Onde puseram Ele? Onde vocês colocaram Jesus?” E este é o grito do meu coração. Isto é o que perturba a minha alma. “Levaram meu Senhor e eu não sei onde o colocaram. O que vocês fizeram com meu Jesus? Onde O colocaram?”
A razão do mundo não se converter é por ver tão pouco de Jesus em nós. Ele está ausente em nossas igrejas, nossos cultos, nossos cânticos, nossas vidas e nós temos que achá-Lo. Não dá mais para fingir que Ele está embaixo do cobertor. Ele não está! Ele se retirou por causa do pecado que prevalece num lugar ironicamente nomeado como Dele. Nós temos que parar de fingir ser algo que não somos. Estamos doentes fingindo estar bem, porque todo mundo está fingindo. Eu não sei sobre vocês, mas eu estou cansado de fingir. Muitas vezes eu me sinto como aquele publicano que nem tinha a coragem de levantar sua cabeça, mas bateu no seu peito e gritou “Deus ter misericórdia de mim, um pecador!” Cara, eu quero ver o reavivamento acontecer aqui no Brasil, mas será? Será que temos garra suficiente de se levantar e lutar?
O chamado de todo crente é “lutar em defesa da fé”. Sei que lutar não é a palavra da hora nesse tempo da igreja efeminada, mas é a palavra da Bíblia. Sempre falo com os rapazes aqui, “Nós temos que despertar o guerreiro que está em nós. Nossas vidas dependem disso”. No filme Coração Valente, tem uma cena fera quando William Wallace entra montado num cavalo e com a sua espada levantada e começa o seu famoso discurso: “Filhos da Escócia, eu sou William Wallace”.
Soldado: William Wallace tem mais do que dois metros.
Wallace: Sim, eu ouvi isso. Mata homens pelas centenas. E se estivesse aqui, derrotaria os ingleses com bolas de fogo dos seus olhos e com relâmpagos do seu traseiro!
Wallace: EU SOU William Wallace! E diante de mim eu vejo um exército inteiro de homens do meu país, aqui, desafiando a tirania. Vocês vieram para lutar como homens livres, e homens livres vocês são. O que farão com essa liberdade? Lutarão?
Soldado: Contra isso [apontando para o exército inimigo]? Não, fugiremos, e viveremos.
Wallace: Lutem e vocês poderão morrer, corram e vocês viverão… ao menos um pouco. E vão morrer nas suas camas, daqui a muitos anos, querendo trocar todos os seus dias, deste dia em diante, por uma chance, apenas uma chance, de voltar aqui e dizer aos nossos inimigos que eles podem tirar as nossas vidas, mas eles nunca tomarão… A NOSSA LIBERDADE!
Eu tenho decidido, independente do que aconteça, nem que seja uma morte cedo na minha vida, de lutar. Eu não quero ser um velho vivo, arrependido por não ter feito o que eu podia ou que devia na minha vida. Eu não quero continuar fingindo que o movimento evangélico no Brasil é legal, pois não é! Eu vou brigar pelo nome e honra do meu Rei.
Nós temos que parar de ser crentes frouxos; covardes se escondendo atrás de uma falsa espiritualidade que finge estar além de brigando ou atacando. Não é nada espiritual deixar o inimigo roubar a casa de Deus no nome da paz. É uma grande falta de responsabilidade. Todos nós temos uma responsabilidade de “defender a fé”, como está escrito em Judas. E a casa de Deus está debaixo de um ataque hoje em dia. Mas, não é por fora. É por dentro. As escrituras nos avisam que terá homens que iam entrar e sutilmente introduzir as suas heresias. Isso já está acontecendo e muitos de nós já sabemos disso. Muitos de nós, em nossos grupinhos, estamos reclamando há um bom tempo, mas nada temos feito. Clubes de revolucionários de sofá não vão efetuar nada.
Então, eu te pergunto, “Vamos assistir? Quantos mais vão morrer sem gritar? Sem tocar a trombeta?” Chegou a hora dos homens de Deus se manifestarem e levantarem uma voz profética contra a prostituta Jezabel quem tem entrado na casa de Deus e está ocupando o púlpito. Chegou a hora dos homens de verdade confrontarem as heresias, o outro evangelho, que está sendo propagado e vendido todo domingo às ovelhas cegas e ignorantes. Chegou a hora de agir ou se calar. Se agirmos talvez veremos uma mudança, mas isso seria o mínimo. O mais importante é que estamos defendendo a Pessoa e a Verdade de Deus. Se não falamos, pode crer, o sangue de muitos vai clamar contra nós, pois sabíamos do perigo, mas éramos covardes demais para agir. Eu não quero ser julgado por não ter feito o que estava no meu poder a fazer. Assim, eu vou levantar a minha voz, tocar a trombeta e chamar todos os meus irmãos guerreiros para se encontrarem comigo no campo de batalha.
A minha esperança é que Deus mesmo volte a habitar no meio do seu povo, pois levaram meu Senhor e colocaram um pastor no seu lugar.
Se “feliz a nação que tem o Senhor como Deus”, o que será da nação que não segue ele, mas que finge intimidade???
Que Deus tenha misericórdia da nossa nação.
Jeff
Postado: março 17, 2011 em Cristinaismo Autentico 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O professor que se dane!


Por Renato Vargens


Lamentavelmente neste tupiniquim país os valores estão absolutamente invertidos. Enquanto vereadores, deputados e senadores juntamente com seus "aspones" valorizam seus próprios umbigos recebendo salários nababescos nas Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional, os responsáveis pela educação no Brasil estão de pires de mão.

Infelizmente por razões políticas nossos professores são mal remunerados. Em média ganham  60% a menos que outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade. Senão bastasse isso,  muitos dos administradores públicos ainda tratam o professorado como uma espécie de "vocação franciscana", quase religiosa, que exige sacrifícios, e que impõe sobre o profissional de educação a idéia de que ele deve se doar pelo bem da população. Nesta perspectiva, esta corja politica, que invariavelmente se loucupleta do erário público, lhes pagam salários miseráveis, exigindo ainda assim que os mestres da educação salvem a pátria da miséria, ignorância e corrupção.

Diante de tantas aberrações e calhordices protagonizadas por aqueles que administram este imenso território, reafirmo sem titubeios que este país não é um país sério. Ora, por pavor, pare e pense: Onde já se viu um país que leva a educação a sério promover os alunos de ano automáticamente mesmo que não saibam nada? Que país é este onde professores não podem corrigir seus alunos quanto a forma de usar o vernáculo pois se o fizer constrangerá o menino? 

Prezado leitor, vamos combinar uma coisa? Não suporto mais esse tipo de coisa! Estou cansado de ouvir e ler histórias de professores que quase pagam para trabalhar. Há pouco, ouvi de um brilhante adolescente que tem um futuro promissor dizer: "Eu jamais serei professor! Não quero ganhar um salário de fome!"

Pois é, parece que os politicos e governantes brasileiros ainda não entenderam a importância da educação no processo de construção de uma país forte! Uma nação que desrespeita professores não lhes pagando o justo, caminha a largos passos para a bancarrota moral, econômica e social.

Pois é, diferentemente dos governantes atuais, o Imperador brasileiro Dom Pedro II, costumava dizer: 
"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

Pense nisso!

Renato Vargens

PS: Não deixem de assistir os vídeos abaixo!



terça-feira, 17 de maio de 2011

O que Jesus ensinou sobre marcar datas?



Nosso Senhor foi bem enfático ao ensinar sobre Sua volta. Em pelo menos cinco passagens (sete, se forem incluídas passagens paralelas), Jesus advertiu os discípulos e crentes contra marcar datas. Mas, como já vimos, em toda a história da Igreja houve uma quantidade incrível de especulações relativas a datas.

Jesus enfatizou a profecia e o entendimento dela nos Seus ensinamentos. Ele não evitou nem descartou sua relevância; fez exatamente o oposto. Ele enfatizou a importância da profecia para entendermos Sua vida e Seu ministério. Mas também explicou que há alguns aspectos do futuro que não podem ser conhecidos com precisão. Sua volta é certa, mas o momento exato não. Jesus entendia a vontade humana de conhecer o futuro, mas não permitiu que Seus seguidores caíssem nas tentações dos videntes:
  • Mateus 24.36: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13.32 é uma passagem paralela idêntica).
  • Mateus 24.42: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.
  • Mateus 24.44: “Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”.
  • Mateus 25.13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. (Marcos 13.33-37 é uma passagem paralela.)
  • Atos 1.7: “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”.
Essas passagens são proibições absolutas de marcar datas. Alguns estudiosos de profecia disseram que estes versículos ensinam que era impossível saber a data na igreja primitiva, mas que nos últimos dias algumas pessoas saberão. Outros estudiosos disseram que estes versículos ensinam que ninguém sabe o dia nem a hora, exceto aqueles que forem capazes de descobri-los usando algum esquema cronológico. Ambos estão absolutamente errados! A data da volta de Cristo é uma questão de revelação de Deus. Ele decidiu não revelar isso nem para Cristo durante Sua humanidade em Sua primeira vinda (Mateus 24.36). Se o Pai não o revelou ao Filho na Sua humanidade, por que alguém pode crer que o Pai lhe revelaria isso? Jesus deixa bem claro: “Não!”

O que mais a Bíblia ensina sobre profecias?

O ensinamento de Cristo é reforçado também em outras partes das Escrituras. Em 1 Tessalonicenses 5.1-2, Paulo reafirma as palavras de Jesus com relação à incerteza da hora da Sua volta: “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite.”
Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
Algumas pessoas acreditam que há passagens na Bíblia que ensinam que os crentes poderão saber a data da volta de Cristo. Examinaremos algumas dessas passagens para mostrar como aqueles que defendem a marcação de datas usaram os vários versículos de forma errada em suas tentativas de conseguir legitimidade para suas posições. A Bíblia não contém contradições internas. É errado pensar que as Escrituras dizem que “ninguém pode saber”, mas também afirmam que algumas pessoas conseguirão descobrir.
A primeira passagem ocasionalmente citada é Lucas 21.28: “Ora, ao começarem estas cousas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” Algumas pessoas ensinaram que essa passagem implica uma permissão para marcar datas. Mas indicadores contextuais importantes são esquecidos em tal argumento. Estes indicadores incluem o fato de que a passagem se refere aos crentes judeus durante a futura tribulação de sete anos, que, logo antes da segunda vinda de Cristo, devem vigiar,não marcar datas, enquanto passam pelo período final de severa perseguição. Isso não está relacionado a marcar datas durante a atual era da Igreja, já que está relacionado a eventos durante a tribulação de sete anos. Quando a tribulação começar, será possível saber a hora da vinda de Cristo. Mas, isso não tem nada a ver com os crentes hoje que estão vivendo durante a era da Igreja (não na tribulação). A era da Igreja termina com o arrebatamento, que é um evento sem sinais. Então não há maneira de ligar, especificamente, eventos da nossa época com os da tribulação para marcar uma data. Devemos vigiar e esperar a volta do nosso Senhor no arrebatamento justamente porque não podemos marcar datas.
Uma segunda passagem citada algumas vezes é Hebreus 10.25b: “antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.” Alguns ensinam que isso implica que os crentes podem ver ou saber que “o dia” (a segunda vinda) está se aproximando. Enquanto alguns interpretam “o dia” como uma referência à segunda vinda, achamos que o contexto imediato e o contexto do livro de Hebreus indicam uma advertência aos crentes judeus antes da destruição de Jerusalém e do templo em 70 d.C. Trata-se de uma advertência para não voltarem para o judaísmo (i.e., apostatarem) já que o futuro próximo continha apenas castigo para os judeus que rejeitaram Jesus como seu Messias. Então “o dia” não é uma referência à segunda vinda mas sim à destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C. Se essa passagem realmente se refere à segunda vinda, uma vez mais, não haveria base para ligar um fator específico que sirva para marcar a data da segunda vinda. A afirmação geral “tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima” não quer dizer que saberemos especificamente quando Ele vem, assim como alguém que vê a chegada de uma tempestade e não sabe a hora exata em que vai chover no lugar onde está.
Quando a tribulação começar, será possível saber a hora da vinda de Cristo. Mas, isso não tem nada a ver com os crentes hoje que estão vivendo durante a era da Igreja.
Uma terceira passagem que às vezes é mencionada é 1 Tessalonicenses 5.4:“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que este dia, como ladrão, vos apanhe de surpresa.” Ensinava-se, com base nessa passagem, que os crentes saberiam a data “do dia” [i.e., “o dia do Senhor” (veja 1 Tessalonicenses 5.2)] para não serem pegos de surpresa. Mas esta interpretação atribui o sentido errado ao ensinamento de Paulo. Paulo está dizendo que os tessalonicenses não serão surpreendidos porque estão preparados pelo fato de serem crentes. O Senhor cuidará de todos os crentes (acreditamos que através do arrebatamento pré-tribulacional), de forma que, ao contrário do descrente que estará despreparado e será pego de surpresa, o crente estará preparado.

Que perigo existe em estudar profecias e marcar datas?

Não há perigo em estudar profecias. Na verdade, não podemos ignorar as profecias e o estudo correto da Bíblia, mas não podemos cair na armadilha de marcar datas. A Bíblia ensina claramente que a Palavra de Deus é suficiente para tudo o que precisamos a fim de vivermos uma vida que agrade a Cristo (2 Timóteo 3.16,17; 2 Pedro 1.3,4). Isso significa que se algo não é revelado a nós na Bíblia, não é necessário para cumprir o plano de Deus em nossas vidas. A data da volta de Cristo não é dada na Bíblia, então, apesar do que algumas pessoas possam dizer, não é importante conhecê-la para agradar a Deus. O Senhor disse a Israel: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus; porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29.29). A data da vinda de Cristo não foi revelada; é um segredo que pertence somente a Deus.
Já que a Bíblia proíbe marcar datas, o que ensina? Muitas das mesmas passagens que proíbem marcar datas nos instruem sobre o que fazer até que o Senhor volte. Por exemplo, Mateus 24.42 não só adverte: “porque não sabeis em que dia vem o nosso Senhor”, mas também exorta os crentes a “vigiar”. Mateus 24.44 manda os crentes “ficarem apercebidos” porque “à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá.” E também Mateus 25.13 nos exorta a vigiar “porque não sabeis o dia nem a hora.”
O alerta ao qual os crentes são chamados não é de marcar datas, mas de esperar o Salvador (já que não sabemos quando Jesus voltará). Devemos ficar alertas, ao contrário dos descrentes que ficam dormindo, em relação às coisas de Deus. Devemos ficar alertas a fim de vivermos piedosamente até o Senhor voltar porque estamos na noite escura desta era maligna, que exige uma vigilância ativa contra o mal.

O alerta ao qual os crentes são chamados não é de marcar datas, mas de esperar o Salvador.
Se a Igreja soubesse o dia ou a hora do arrebatamento, a iminência, a posição que os crentes pré-tribulacionistas têm em relação ao arrebatamento, seria destruída. A iminência bíblica ensina que Cristo pode, mas não precisa, vir a qualquer momento. Isso também significa que não há sinais que precisam ser cumpridos para o arrebatamento acontecer. Então, Cristo poderia literalmente vir hoje ou neste exato momento ou instante. Todas as tentativas de marcar datas destróem essa iminência. Se alguém ensinasse que o arrebatamento aconteceria num dia, mês, ou ano específico, então isso significaria que Cristo não poderia vir antes dessa data. E, assim, o arrebatamento não poderia ser iminente, já que Cristo não viria até essa data específica. A iminência é importante porque geralmente está relacionada a mandamentos de vida santa. Por isso, marcar datas também tem um impacto negativo na ética.
Ao mesmo tempo que marcar datas é claramente proibido na Palavra de Deus, acreditamos que é válido entender que Deus está preparando o cenário para Seu grande programa do fim dos tempos. O que isso significa? Como mencionamos anteriormente, o arrebatamento é um evento sem sinais, então é impossível identificar sinais específicos que indiquem sua proximidade. É por isso que todas as tentativas de datar o arrebatamento aplicaram erroneamente à Igreja passagens relacionadas ao plano de Deus para Israel. Um exemplo deste erro seria dizer que as festas de Israel (i.e., Rosh Hashanah) estão relacionados com a marcação da data do arrebatamento como observado acima. Mas, já que a Bíblia descreve os participantes, os eventos, e as nações envolvidas na tribulação final, podemos ver a preparação de Deus para os últimos sete anos das setenta semanas de Daniel para Israel.
Por exemplo, o fato de que Israel foi restabelecido como nação e agora controla Jerusalém é uma indicação forte de que a era da Igreja está chegando ao fim (Isaías 11.11-12.6; Ezequiel 20.33-44; 22.17-22; Sofonias 2.1-3). Mas isso só pode ser uma indicação geral, já que nenhum cronograma é dado especificamente para a atual preparação do cenário. Não podemos saber com certeza que somos a última geração antes do arrebatamento porque Deus pode resolver “preparar o cenário” durante os próximos 100 anos ou mais. O Dr. Walvoord diz corretamente:
Não há base bíblica para marcar datas para a volta do Senhor nem para o fim do mundo... Os intérpretes estão percebendo cada vez mais uma correspondência surpreendente entre a tendência óbvia dos eventos mundiais e o que a Bíblia previu séculos atrás.[1]
Jesus Cristo voltará! É nossa responsabilidade estar preparados para essa volta e para proclamar a salvação que Ele oferece, a fim de que outros também estejam preparados.(Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.chamada.com.br)

Notas

  1. Walvoord, Armageddon, Oil and the Middle East Crisis, pp. 21-22.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ARTIGO RECEBIDO POR E-MAIL

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tesouros

Por:  Leandro Tarrataca

“Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos”. Salmo 119:168        Muita coisa que não é boa nos é vendida todos os dias, e isso acaba gerando um comportamento doentio em nossos lares, nas nossas famílias, nas nossas escolas. Satanás usa aqueles que são pagãos, aqueles que não creem na Palavra de Deus, para nos afastar da Palavra de Deus, do Texto Sagrado.  Acredite no que eu vou lhe dizer: nós temos a carne, o mundo, o próprio Satanás, inimigos, adversários, que farão qualquer coisa para nos impedir de ler, estudar, meditar e obedecer a Palavra de Deus.

      Se você não tem lido, não tem estudado, não tem meditado, não tem obedecido a Palavra de Deus, você perderá a oportunidade de desfrutar dos benefícios inigualáveis da Palavra de Deus. Algumas vezes você pode começar a ler a Palavra de Deus e então pensar a respeito de outra coisa que precisa ser feita, achar que um livro é mais interessante para ler, e se envolver. Estas e outras situações podem surgir no seu dia a dia com um único objetivo: impedir que você medite na Palavra de Deus.
       A Palavra de Deus é uma fonte de alegria inesgotável. É maravilhoso poder pensar e meditar em um versículo, estudar, orar, e começar a encontrar os tesouros que nos são revelados na Palavra de Deus.
--------------------------
Artigo enviado por e_mail em 06/05/11